Perfil sociodemográfico dos cuidadores de pessoas em sofrimento psíquico atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS RENASCER)
Carregando...
Data
2016
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho teve por objetivo caracterizar sociodemograficamente os cuidadores das Pessoas em Sofrimento Psíquico (PSP) atendidas no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Renascer e relacionar seu NSE com o grau de sobrecarga percebida pelas mesmas. Trata-se de um estudo quantitativo, com abordagem descritiva e exploratória. A coleta de dados ocorreu no mês de maio de 2015. Participaram 31 cuidadores que responderam ao questionário sociodemográfico, no entanto a amostra seria 100%, correspondente a 76 cuidadores, das PSP atendidas no referido mês. Os materiais coletados foram armazenados em forma de planilha no Windows Excel 8.0, possibilitando o procedimento da análise estatística descritiva. Este procedimento permitiu a realização de análise estatística dos dados com a descrição das frequências simples, assim como a informação dos resultados em porcentual calculado por meio do programa BioEstat 5.0. Verificou-se que os cuidadores são predominantemente mulheres, o que corresponde a 71% do total (N=22). Na sua maioria, são os pais (29%) que estão no provimento de cuidados, além de que mais da metade dos cuidadores são casados (51%), residem no bairro da Pedreira (23%) que se localiza na periferia da Região Metropolitana de Belém, recebem apoio familiar, ainda que um pouco mais da metade não receba apoio social (de amigos e vizinhos), com grau de escolaridade médio (29%) e renda baixa (51% recebem menos que 2 salários mínimos), do total, 16 cuidadores referiram não sentir sobrecarga por conta do provimento de cuidados, ou seja, a metade deles não reconhece indícios de sobrecarga em razão dos cuidados prestados à PSP. Os resultados apresentados mostram que apesar das condições socioeconômicas dos cuidadores não serem favoráveis ao provimento de cuidados, os mesmos não demonstraram, em sua maioria, sentirem-se sobrecarregados, porém em razão das múltiplas responsabilidades advindas dessa condição não se pode descartar a implicação em um desconforto futuro. Estudos devem ser realizados no sentido de esclarecer quais outros fatores devem ser considerados em sua influência para a percepção da sobrecarga física e mental de cuidadores de PSP.
Descrição
Palavras-chave
Serviços de saúde mental; CAPS; Perfil sociodemográfico; Sobrecarga; Cuidadores.
Citação
SILVA, Tatianne Vital de França e. Perfil sociodemográfico dos cuidadores de pessoas em sofrimento psíquico atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS RENASCER). Monografia (Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde Mental) – Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna; Universidade do Estado do Pará. Belém, 2016.