Avaliação do desenvolvimento motor de crianças com cardiopatia congênita acompanhadas no ambulatório da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, em Belém-PA
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2016
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Resumo
Este estudo tem por objetivo verificar a coexistência entre desenvolvimento de habilidades motoras e cardiopatias congênitas presentes em crianças acompanhadas no ambulatório da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, em Belém-PA. Assim como analisar o perfil socioeconômico de crianças com cardiopatia congênita acompanhadas no ambulatório e avaliar o desenvolvimento motor dessas crianças. Nesta pesquisa foi utilizada a abordagem quantitativa. O local da pesquisa selecionado foi o Ambulatório de Cardiologia Pediátrica. Foram selecionadas 30 crianças a partir da utilização dos critérios de inclusão e exclusão, avaliadas utilizando Escala do Desenvolvimento Motor e aplicada entrevista socioeconômica junto ao cuidador. As características motoras avaliadas estão significativamente abaixo do nível normal médio (p-valor <0.05*). Ou seja, diante das crianças avaliadas na amostra, três aspectos do desenvolvimento motor revelam importante risco ao desenvolvimento que são: esquema corporal, organização espacial e organização temporal. Os menores quocientes motores, de risco grave ao desenvolvimento, foram apresentados quando os pais tinham escolaridade de apenas até o ensino médio completo. Os quocientes motores de risco leve ao desenvolvimento foram mais frequentes quando os pais apresentavam apenas até o ensino fundamental completo. Crianças em que os pais cursaram o ensino superior completo demonstraram na maior parte dos quocientes motores avaliados risco leve ou nenhum risco ao desenvolvimento. Diante disto, torna-se cada vez mais necessário o diagnóstico precoce das cardiopatias congênitas, sendo realizado desde um pré-natal preciso, até às consultas regulares ao pediatra. Depois de detectada, é imprescindível que se inicie a conduta necessária para tratamento e minimizem-se assim as consequências e limitações futuras para a criança no enfrentamento de sua rotina. Com base nisto, o terapeuta ocupacional é o profissional que pode atuar no sentido de orientar e minimizar estes atrasos no desenvolvimento motor, atuando através da educação em saúde, estimulação e acompanhamento.
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LEAL, Laís Sena. Avaliação do desenvolvimento motor de crianças com cardiopatia congênita acompanhadas no ambulatório da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, em Belém-PA. Monografia (Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde Cardiovascular) – Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, Universidade do Estado do Pará. Belém, 2016.