Percepções da equipe de enfermagem em cardiologia sobre o clima de segurança do paciente em hospital de referência em cardiologia no Estado do Pará

Resumo
Objetivo: identificar as percepções dos profissionais de enfermagem em cardiologia sobre o clima de segurança do paciente. Método: trata-se de um estudo transversal, descritivo e com abordagem quantitativa desenvolvida com enfermeiros e técnicos de enfermagem da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV). Foi utilizado o instrumento “Safety Attitudes Questionnaire SAQ – Short Form 2006” que é capaz de avaliar o clima de segurança por meio das percepções. Os questionários foram recolhidos e tabulados no Microsoft Excel e em seguida realizada análise exploratória de dados. Resultados: participaram da pesquisa 67 profissionais da enfermagem de um quantitativo total de 93. O SAQ total correspondeu a 73,60. Os domínios com melhor escore foram “Satisfação do trabalho” com 86,64 e “Clima de trabalho em equipe” com 76,34. Os piores escores foram “Percepção da gerência da unidade e hospital” com 68,53 e 67,5. Conclusão: a análise do clima de segurança de modo geral se mostrou negativa. No entanto, de maneira isolada, alguns domínios se mostraram positivos. Acredita-se que esta pesquisa possa contribuir para o incentivo de novos estudos, visto que os conhecimentos gerados auxiliam no planejamento de ações referentes ao clima institucional.
Descrição
Palavras-chave
Segurança do paciente; Cultura organizacional; Gestão da segurança; Enfermagem; Cardiologia.
Citação
CARVALHO, Thiago dos Santos. Percepções da equipe de enfermagem em cardiologia sobre o clima de segurança do paciente em hospital de referência em cardiologia no Estado do Pará. Monografia (Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde Cardiovascular) – Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna; Universidade do Estado do Pará. Belém, 2023.
Coleções