Preparo de cólons: comparação das complicações pós-operatórias em pacientes ostomizados submetidos à cirurgia de reconstrução do trânsito intestinal na FHCGV - Belém/Pará

Resumo
Objetivo: Avaliar e comparar a frequência de complicações pós-operatórias de cirurgias de reconstrução de trânsito em dois grupos de pacientes, com e sem preparo de cólons, no serviço de cirurgia geral da FHCGV. Métodos: Trata-se de estudo de caráter quantitativo, descritivo, comparativo, longitudinal e prospectivo no período de dezembro de 2017 a janeiro de 2018, compreendendo uma população de 14 pacientes de ambos os sexos submetidos ao tratamento cirúrgico eletivo de reconstrução de trânsito intestinal. Os pacientes foram divididos em dois grupos: um que realizou preparo de cólons pré-operatório, e outro em que esse preparo foi omitido e ambos os grupos foram acompanhados no pós-operatório sobre a presença de complicações inerentes à cirurgia. Resultados: Dentre os pacientes que foram submetidos ao preparo de cólons, observou-se que 3 (33.3%) evoluíram com alguma complicação no pós-operatório, enquanto que nos que não foram submetidos ao preparo 2 (400/0) tiveram complicação. Conclusão: Não há diferença significativa entre o índice de complicações entre os dois grupos estudados pelo presente trabalho.
Descrição
Palavras-chave
Ostomia; Preparo de cólons; Reconstrução de trânsito intestinal; Anastomose; Fístula.
Citação
ACIOLY, João Felipe Leite. Preparo de cólons: comparação das complicações pós-operatórias em pacientes ostomizados submetidos à cirurgia de reconstrução do trânsito intestinal na FHCGV - Belém/Pará. Artigo Científico (Programa de Pós-Graduação e Residência Médica em Cirurgia Geral) – Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna. Belém, 2018.
Coleções