Perfil pré e pós operatório dos pacientes submetidos a reconstrução de trânsito intestinal na Fundação Hospital das Clínicas Gaspar Vianna no período entre janeiro de 2011 e janeiro de 2013

Resumo
Objetivos: Analisar as características demográficas e o status pré e pós cirúrgico. Métodos: Estudo retrospectivo dos casos de reconstrução de trânsito intestinal realizados no Hospital das Clínicas Gaspar Vianna no período entre Janeiro de 2011 e Janeiro de 2013. Resultados: Do total de 35 pacientes, 62% eram do sexo masculino, com maior prevalência na faixa etária entre 30 e 40 anos. A causa mais comum de realização de ostomias foi o trauma com 34%, seguida do abdômen inflamatório com 28%. A ileostomia terminal foi o status pré-operatório mais freqüente com 37%. O tempo de ostomia mais comum desde sua confecção até duas reconstrução foi de 6 a 12 meses. A reconstrução mais utilizada foi a enteroanastomose termino terminal em plano único, com 40%. O tempo de internação mais frequente foi inferior a 8 dias. O índice de complicações no total foi de 48%, destacando-se a infecção de ferida operatória com 47% e as fistulas com 29%. Conclusão: Os resultados obtidos condizem com a literatura mundial. Refletem as condições de subdesenvolvimento de nosso país, na medida em que é prevalente as causas traumáticas devido os altos índices de violência, o déficit nutricional com as infecções e fistulas por não cicatrizarem adequadamente e a dificuldade de acesso a saúde com as longas convivências com as ostomias.
Descrição
Palavras-chave
Colostomia; Ileostomia; Enteroanastomose; Fístula.
Citação
SOUSA, Fabio de Oliveira; LEMES, Mateus Pereira. Perfil pré e pós operatório dos pacientes submetidos a reconstrução de trânsito intestinal na Fundação Hospital das Clínicas Gaspar Vianna no período entre janeiro de 2011 e janeiro de 2014. Artigo Científico (Programa de Pós-Graduação e Residência Médica em Cirurgia Geral) – Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna. Belém, 2014.
Coleções