Avaliação de sintomas depressivos em pacientes com doença renal crônica submetidos à hemodiálise em um serviço de referência em Belém-PA

Resumo
Introdução: Estima-se que a prevalência de depressão em pacientes com doença renal crônica (DRC) seja superior a outras doenças crônicas e a da população geral. Objetivos: Avaliar a incidência de sintomas depressivos em pacientes com DRC submetidos à hemodiálise no serviço de terapia renal substitutiva da Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna no período de novembro a dezembro de 2017; verificar fatores sócio-demográficos e clínicos que mais estão presentes na população em estudo e correlacioná-lo com a incidência de sintomas depressivos. Métodos: Foram analisados prontuários e aplicados questionários a 49 pacientes portadores de DRC em tratamento hemodialitico regular no serviço de terapia renal substitutiva da Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna no período de novembro a dezembro de 2017, com idade mínima de 18 anos, sendo excluídos os que se recusarem a participar, apresentavam prontuários sem dados suficientes para avaliação e não possuíam condições físicas e/ou mentais satisfatórias para responder às perguntas. Resultados: Na população estudada, 67,3% tinham algum grau de sintomas depressivos. Conclusão: Os fatores sócio-demográficos e clínicos avaliados nesta pesquisa não influenciaram de forma significativa a presença de sintomas depressivos.
Descrição
Palavras-chave
Depressão; Hemodiálise; DRC.
Citação
SILVA, Lilian Lima da; PESSOA, Ridailda de Oliveira Amaral. Avaliação de sintomas depressivos em pacientes com doença renal crônica submetidos à hemodiálise em um serviço de referência em Belém-PA. Artigo Científico (Programa de Pós-Graduação e Residência Médica em Nefrologia) – Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna. Belém, 2018.
Coleções