História de vida e transtorno mental: sentidos e implicações da doença na vida de uma mulher idosa atendida no CAPS Renascer em Belém do Pará
Carregando...
Data
2015
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Considerando ser a longevidade uma das grandes conquistas do século XX, observa-se a presença de muitos idosos com transtorno mental. Apesar das conquistas sociais, muitos sofrem cotidianamente preconceitos e exclusão social, principalmente por serem vistos como ameaça à sociedade. A loucura, tal como a velhice, é temida principalmente nas sociedades consideradas politicamente desenvolvidas. Diante de tal problemática e, considerando ainda que a maioria dos pacientes atendidos é do sexo feminino, emergiu o interesse de realizar estudos que possam contribuir para dar visibilidade a esses indivíduos socialmente excluídos da história oficial e para a desconstrução das representações sociais negativas até aqui construídas em torno dos indivíduos com transtorno mental, auxiliando na ruptura da identidade estigmatizadora que Ihes foi atribuída. Desse modo, o presente estudo apresenta como objetivos, por meio da história oral de vida, compreender o sentido que mulheres idosas com transtorno mental atribuem ao processo de adoecimento e suas implicações, além de identificar os aspectos socioculturais que possam ter contribuído para o surgimento e/ou agravamento do transtorno mental e destacar a importância da história oral de vida do paciente para a prática do Assistente Social que atua na saúde mental. Para alcançar os resultados realizou-se entrevista com uma idosa usuária do CAPS Renascer, a partir da qual foi possível coletar sua história de vida. De acordo com os dados obtidos verificou-se que as principais implicações foram na mudança da rotina da entrevistada, bem como na sua relação com os familiares, na medida em que se intensificou a rede de apoio dos parentes após o adoecimento.
Descrição
Palavras-chave
Idosa; Saúde mental; História de vida.
Citação
LEAL, Leidiane Maciel. História de vida e transtorno mental: sentidos e implicações da doença na vida de uma mulher idosa atendida no CAPS Renascer em Belém do Pará. Monografia (Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde Mental) – Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna; Universidade do Estado do Pará. Belém, 2015.