Nefrologia

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Perfil clínico epidemiológico dos pacientes portadores de doenças glomerulares em um hospital público de Belém-Pará
    (2024) BARBALHO, Sue Ellem Vieira; Álvares, Valéria Regina de Cristo
    A doença renal crônica tem prevalência crescente, morbimortalidade elevada, alto custo para manutenção dos pacientes nas modalidades de terapia renal substitutiva e tem sido entendida como um problema de saúde pública mundial. De acordo com o Censo da Diálise de 2018 da Sociedade Brasileira de Nefrologia as nefropatias de origem glomerular são a terceira principal causa de doença renal crônica em pacientes em diálise e nesses casos a biópsia renal é um método importante para confirmar a etiologia da doença, pois apresentam diferentes manifestações, padrões de progressão e desfechos. Os estudos epidemiológicos das glomerulopatias contribuem para identificar sua frequência e os principais fatores causadores e servem de subsídio para definição de suas características clínicas, laboratoriais e histológicas, além de auxiliarem na prevenção e no tratamento destas. Diante do exposto, este trabalho teve como objetivo traçar o perfil dos pacientes portadores de doenças glomerulares em um hospital público de Belém- Pará. Foi realizado um estudo retrospectivo, quantitativo e descritivo, no setor de terapia renal substitutiva do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, analisando os dados obtidos nos formulários confeccionados a partir das fichas pré biópsia renal e análise do resultado histopatológico de 60 pacientes. Após análise estatística, o perfil das doenças glomerulares neste hospital foi predominantemente de adultos jovens, do sexo feminino, sem comorbidades associadas, leve grau de alteração da função renal e níveis nefróticos de proteinúria. Os padrões histológicos mais frequentes foram a glomerulopatias membranosa, seguida de GESF e nefrite lúpica.
  • Item
    Incidência de nefropatia por contraste no serviço de hemodinâmica de um hospital público do Norte do país
    (2024) SENA, Ana Erislene Lima de; RIBEIRO NETO, Manoel Bastos; CABEÇA, Ana Lydia Ledó de Castro Ribeiro
    A nefropatia induzida por contraste (NIC) é a condição na qual um comprometimento da função renal ocorre após o uso endovascular de meio de contraste, na ausência de qualquer outra etiologia alternativa. Em procedimentos com administração de contraste arterial o risco de nefropatia por contraste é muito maior em comparação com a administração venosa. Entretanto, o aparecimento de NIC depende da presença de fatores de risco associados. Este estudo teve por objetivo determinar a incidência de nefropatia causada por uso do contraste iodado na Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV). Tratou-se de um estudo de caráter retrospectivo do tipo transversal, analítico, descritivo obtido através do banco de dados dos arquivos do Serviço de Hemodinâmica da FHCGV, dos resultados de exames pré e pós exposição ao contraste radiológico endovascular. Durante o período de janeiro a junho de 2019, foram avaliados 261 pacientes que preenchiam os critérios e inclusão no estudo e foi observado que 136 (52,1%) desenvolveram NIC, sendo sua maioria do sexo masculino. Notou-se ainda que cerca de 80% dos casos tiveram a hipertensão arterial sistêmica (HAS), a diabetes mellitus (DM) e a doença renal como sendo as três principais patologias previamente associadas ao desenvolvimento de NIC. Sendo que a associação de HAS e DM estavam presentes em 72,05% dos casos. A maioria dos casos de NIC, 48,65%, foi relacionada ao cateterismo com angioplastia. Apenas 56 (21,4%) fizeram alguma medida preventiva para o desenvolvimento de NIC. A maioria destes, 48 casos (18,4%), recebeu hidratação venosa com solução salina 0,9%. Notou-se ainda a associação do uso de medicações em pacientes que desenvolveram NIC, destacando-se o uso de alguns anti hipertensivos e hipoglicemiantes orais. Assim concluiu-se que a NIC esteve presente em um número significativo de pacientes que realizaram procedimentos neste serviço e que apesar de ser referência em atendimento em cardiologia e nefrologia, não foi identificado, naquele serviço, protocolo para prevenção de NIC.
  • Item
    Perfil clínico-epidemiológico da interconsulta do serviço de Nefrologia da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna no período de janeiro a junho 2010
    (2011) BITTENCOURT, Amandha Luysa Leal; PANTOJA, Renata Kelly Sousa
    Introdução: Os rins são órgãos fundamentais para a manutenção da homeostase do organismo humano e da mesma forma alvo de patologias de acometimento sistêmico além das próprias do sistema genitourinário. Presume-se que em hospitais de grande porte que sirvam de referência para pacientes portadores de patologias sistêmicas, além da referência específica em nefrologia, este órgão seja comumente afetado, de forma direta ou indireta. Objetivos: Identificar o perfil clínico-epidemiológico dos pacientes atendidos pela interconsulta da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna no período de janeiro a junho de 2010, com ênfase nos pacientes internados na unidade de terapia intensiva (UTI) que tiveram como diagnóstico nefrológico insuficiência renal aguda (IRA). Casuística e método: Estudo descritivo observacional retrospectivo, incluindo todos os pacientes atendidos pela interconsulta do serviço de nefrologia do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, no período de janeiro a junho de 2010. Os dados foram coletados através da revisão das Fichas de Interconsulta (FI) e complementados através de revisão de prontuários. Os dados foram organizados em um planilha e posteriormente analisados usando o programa EPI INFO 3.5.2. Resultados: Foram avaliados 240 pacientes, com maioria do sexo masculino, com média de idade de 57,4 anos, 75,12% foram avaliados nos primeiros sete dias de internação, 71,27% eram portadores de disfunção renal crônica. Quando analisados somente os pacientes da UTI, 77,5% apresentavam IRA, grupo que teve mortalidade de 52,5%; 50% dos pacientes IRA/UTI foram avaliados segundo o sistema RIFLE no estágio FAILURE. Conclusões: Este estudo não teve como objetivo testar hipóteses e sim conhecer algumas características da população atendida pela equipe de nefrologia da FHCGV e levantar alguns questionamentos, servindo de estímulo para estudos futuros. Chama a atenção que metade dos pacientes UTI/IRA sejam atendidos em um momento de disfunção renal severa, quando a principal conduta foi iniciar hemodiálise.