Nutrição

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    Relato sobre a inserção da educação alimentar e nutricional como pauta em grupos de um CAPS no município de Belém/PA
    (2021) TRINDADE, Rayara Pamela Nunes da; GUTERRES, Aldair da Silva
    Relato de experiência sobre a prática de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) a partir da inserção do profissional de nutrição integrante do Programa de Residência Multiprofissional de Atenção à Saúde Mental ofertado pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), em Grupos de Referência Técnica (GRT) e grupos terapêuticos (GT) em um CAPS tipo III, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde do Pará (SESPA) no município de Belém/Pa. Teve como finalidade precípua colaborar com temas relacionados à alimentação e nutrição dos usuários matriculados no serviço e demonstrar a relevância da inserção desse profissional neste cenário assistencial. A atividade se deu no período de agosto a outubro de 2020. Utilizou-se método descritivo com abordagem qualitativa, tendo como participantes os usuários e seus familiares do CAPS. As experiências nos grupos terapêuticos evidenciaram a potencialidade das atividades de educação nutricional no campo do cuidado à saúde mental, além de viabilizar a promoção e prevenção de saúde por meio de orientações acerca de práticas alimentares saudáveis, também contribuiu na formação de um ambiente fortalecedor de vínculos, entre os usuários e os profissionais participantes, colaborando para um serviço mais humanizado.
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    Risco cardiovascular por meio de indicadores antropométricos e bioquímicos em pacientes da clínica psiquiátrica de um hospital de referência do Pará
    (2022) TEIXEIRA, Lilia Magno de Abreu; TORRES, Rosileide de Souza
    Objetivo: Avaliar o risco cardiovascular em pacientes com transtornos mentais. Métodos: Estudo descritivo e analítico, transversal, quantitativo, em hospital de referência, com adultos de ambos os sexos. Foram investigados perfil sociodemográfico, antropométrico, e clínico. Para análise dos dados utilizou-se o teste G ou Qui-quadrado de independência seguido pela análise de resíduos do Qui-quadrado para testar associação entre as diferentes categorias de uma variável em dois ou mais grupos independentes, o teste T de Student foi usado para comparar as variáveis bioquímicas o nível de significância de 5% - p≤0,05. Resultados: Predominância do sexo feminino, ensino fundamental incompleto, fora do mercado de trabalho, residindo com familiares. Prevalência do diagnóstico de transtorno afetivo bipolar, estado nutricional de eutrofia e desnutrição, com risco para doenças cardiovasculares de acordo com índices antropométricos. Conclusão: Indivíduos em tratamento psiquiátrico podem apresentar acúmulo de tecido adiposo na região abdominal, classificando-os com risco metabólico e cardiovascular, mesmo com eutrofia ou desnutrição. Prevalência de níveis baixos de HDL-c , que se relaciona a dislipidemias e riscos para a saúde e qualidade de vida. Sendo necessário buscar estratégias nutricionais e ações com equipe multiprofissional que possibilitem aperfeiçoar o cuidado em saúde dos pacientes internados na instituição.