Nefrologia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Nefrologia por Assunto "Doença renal crônica"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEstado nutricional e sua correlação clínica de pacientes com doença renal crônica dialítica de um programa de hemodiálise hospitalar em Belém do Pará(2018) CUNHA, Larissa Cristina de Sousa; RAMOS, Márcio Felipe do Nascimento; PANTOJA, Kelly SousaEstabelecer o diagnóstico nutricional dos pacientes renais crônicos bem como sua relação com as características clínicas e sociodemográficas dessa população. Método: Trata-se de um estudo analítico-descritivo e transversal onde foram avaliados 43 pacientes renais crônicos do programa de hemodiálise ambulatorial de um hospital em Belém do Pará em outubro de 2015. Após autorização do paciente com a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido, avaliou-se o prontuário, aplicou-se questionário e realizou-se exame físico para obtenção das informações sócio demográficas, clínicas e antropométricas, bem como aplicou-se a MIS ( Malnutrition Inflammation Score). Após a obtenção dos dados dividiu-se a amostra em dois grupos de acordo com a MIS sendo considerado desnutrido aqueles que obtinham a MIS maior ou igual a 8. Resultados: Entre os pacientes 46,5% (n=20) eram do sexo feminino e 53,5% (n=23). Quanto à faixa etária, a maioria pertencia ao grupo de idosos (com 60 anos ou mais) 53,5% (n=23). O diabetes mellitus predominou como a principal etiologia da DRC com frequência de 53,5% (n=23). Diagnosticou-se desnutrição de acordo com a MIS EM 18,6% dos pacientes, 100% dos desnutridos tinham > 60 anos, 37,5% tinham entre 3-4 anos de escolaridade e 50% deles tinham entre 3-5 anos de tempo de diálise. Conclusão: A desnutrição está relacionada a desfechos desfavoráveis como maior número de internações. Logo, a preocupação com a avaliação nutricional dos pacientes e a adoção de critérios diagnósticos validados e que possuam sensibilidade adequada torna-se fundamental para implementação de medidas terapêuticas de forma precoce. Devendo-se ter especial atenção ao estado nutricional dos idosos, grupo que revelou a prevalência de desnutrição.
- ItemNível de informação sobre os fatores de risco relacionados a progressão da doença renal crônica dos pacientes em hemodiálise no FHCGV(2016) MIRANDA, Camila Beatrice Pereira Miranda; SOUZA, Samile Yared de; BEZERRA, Layne PicançoFundamento: A doença renal crônica (DRC) é, atualmente, considerada um problema de saúde pública mundial. No Brasil, a incidência e a prevalência de falência funcional renal estão aumentando, o prognóstico ainda é ruim e os custos do tratamento da doença são altíssimos. Objetivos: Identificar o nível de conhecimento dos portadores de doença renal crônica sobre os fatores de risco que levam a progressão da mesma e orientar medidas futuras que possam reduzir o número de pacientes em hemodiálise através da divulgação e esclarecimento dos fatores de risco que levam a progressão da doença renal crônica. Métodos: Trata-se de um estudo prospectivo, descritivo e qualitativo com resultados baseados em coleta de dados através de protocolo próprio realizada na Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna. Utilizado a amostra de 60 pacientes com doença renal crônica que realizam sessões de hemodiálise no FHCGV. Resultados: A de falta de conhecimento se mostrou maior em relação ao tabagismo onde 87% da amostra negou saber sobre esse fator de risco. Além disso, 68% dos hipertensos e 77% dos diabéticos não mantinham sua doença de base controlada. E apenas 40% da amostra sabia da importância de manter controlada hipertensão e diabetes. Conclusões: O nível de conhecimento dos pacientes sobre os fatores de risco que levam a progressão da doença renal é baixo. Os dados funcionam como forma de subsidiar decisões para melhorar a assistência e orientação aos pacientes sobre a doença renal crônica e sobre os fatores que aceleram a perda da função renal, afim de retardar a necessidade de hemodiálise. É de grande importância a criação e manutenção de um sistema nacional de informações com registros de dados epidemiológicos desses pacientes para melhor prevenção da Doença renal crônica estágio 5.
- ItemPerfil epidemiológico e labolatorial e seu impacto na mortalidade de pacientes em hemodiálise crônica(2012) LEANDRO, Helandro Stuart Castro; BARROS, Thiago Gonçalves; DUARTE, Ana Cristina de Lima FigueiredoIntrodução: Pacientes portadores de doença renal crônica (DRC) em hemodiálise (HD), devido à perda avançada da função renal, apresentam várias complicações, em graus variáveis, como anemia, doença ósseo-mineral, hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia, desnutrição e um significativo aumento do risco cardiovascular. Objetivos: Conhecer o perfil epidemiológico e laboratorial de pacientes com DRC em HD, e avaliar o impacto destes resultados na mortalidade destes pacientes. Metodologia: Estudo transversal, descritivo e analítico, sendo analisadas variáveis epidemiológicas e laboratoriais, e o impacto destas variáveis na mortalidade de pacientes portadores de DRC em HD-Resultados: Predominou o sexo masculino e a faixa etária entre 19 e 64 anos. 71% tinham menos de 5 anos em HD. O diabetes foi a principal causa de DRC e 74% tinham fístula arteriovenosa. hemoglobina <11g/dL em 64%, paratormônio >300pg/mL em 21%, fósforo em 400,4, albumina em 86%, triglicerídeos em 45% e LDL colesterol <100mgidL em 69%. A mortalidade em 12 meses foi de 12%, e as cardiovasculares foram as principais causas de óbito. Foi verificado um risco relativo elevado de óbito para os pacientes com diabetes, Hb g/dL e com anos em diálise. Conclusão: O estudo fornece o do epidemiológico e laboratorial, assim como demonstra a associação de algumas variáveis com a mortalidade, revelando a atual situação da HD na FHCGV, sendo, portanto, útil para orientar alocação de recursos e intervenções que possam vir a melhorar a qualidade do tratamento e forma, a sobrevida destes pacientes.