Terapia Ocupacional
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Navegando Terapia Ocupacional por Assunto "Saúde mental"
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- ItemAnálise da atuação do Terapeuta Ocupacional na saúde mental com enfoque na ocupação humana: um olhar para a atualidade(2015) SOUSA, Brenda Mayara da Rocha de; MACIEL, Marly LobatoConsiderando que o terapeuta ocupacional intervém em problemáticas físicas, sensoriais, mentais, psicológicas e/ou sociais, utilizando o tratamento por intermédio das ocupações propõe, então, o reengajamento em hábitos cotidianos de autocuidado e de comportamentos sociais. Portanto, pode-se dizer que a terapêutica das ocupações é um fator determinante na Terapia Ocupacional. Assim, o presente estudo objetivou compreender o enfoque dado à ocupação na prática dos terapeutas ocupacionais na saúde mental, constituindo-se de pesquisa de natureza qualitativa, com aplicação de entrevistas estruturadas a nove terapeutas ocupacionais que trabalham na área. Foi realizada nos locais de trabalho dos profissionais (FHCGV, CAPS II, CAPS III, CAPS AD, CAPS i), no munícipio de Belém. Os relatos mostraram que os profissionais apresentam percepção positiva sobre a ocupação e a relação desta com a Terapia Ocupacional; no entanto, percebeu-se abordagens diversificadas na teoria e na prática destes profissionais no que tange ao enfoque dado a ocupação em suas intervenções; observou-se também algumas dificuldades no serviço público devido principalmente a contenção de gastos e a demanda excessiva de pacientes. Observou-se ainda, discursos referentes a carência na formação acadêmica no que diz respeito ao estudo da ocupação. Os profissionais relataram, também, que o favorece sua intervenção é o reconhecimento por parte dos pacientes de se engajarem em ocupações significativas, assim como a literatura que aborda a temática, algumas políticas públicas e o conhecimento construído por parte do profissional. Acredita-se que a realização desta pesquisa apresentou grande relevância, pois permitiu uma articulação entre as práticas dentro da Saúde mental e as principais teorias sobre a ocupação, buscando compreender a atuação desses profissionais, assim como mostrar novos horizontes no intuito de aprimorar as abordagens e intervenções terapêuticas ocupacionais.
- ItemEnvelhecimento e vulnerabilidade: um olhar da terapia ocupacional com idosos portadores de transtorno mental(2015) MONTEIRO, Elisangela Carvaló; PINTO, Sônia Cláudia AlmeidaO processo de envelhecimento pode resultar na presença de múltiplas doenças, prejuízos e incapacidades com consequente deterioração da saúde de pessoas idosas. Vários fatores associados ao aumento da idade podem predispor ao desenvolvimento de transtornos mentais e uma maior atenção aos fatores predisponentes e contextos de vulnerabilidade a que a pessoa idosa está exposta são necessários. Este estudo objetivou apresentar o perfil sociodemográfico e epidemiológico de pacientes idosos portadores de transtorno mental internados na Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV) no período de janeiro de 2012 a janeiro de 2014, caracterizando os componentes de vulnerabilidade desses pacientes. Para tanto, realizou-se um estudo observacional, descritivo, transversal, retrospectivo em uma amostra de 62 pacientes idosos, sendo (53,2%)do sexo masculino e (46,8%) do sexo feminino todos com diagnóstico de transtorno mental. Os resultados dimensionaram a situação de vulnerabilidade individual, social e programática entre ambos os gêneros, com médias gerais de (65,2%) para vulnerabilidade individual; (46,3%)para vulnerabilidade social e (45,8%) para vulnerabilidade programática, sendo consideradas altas para esta população. Os achados também demonstraram diferença estatística significativa com relação ao uso de álcool em (69%) dos pacientes do sexo masculino. Conclui-se nesse estudo que os resultados demonstram uma elevada situação de vulnerabilidade na vida dos pacientes pesquisados, em especial no que se refere a vulnerabilidade individual, e ressalta-se a necessidade de se trabalhar o fortalecimento do processo de resiliência do paciente e seu familiar. Esta pesquisa aponta ainda para a necessidade de se ampliar os estudos do terapeuta ocupacional junta a esta população, para que se tenha uma melhor compreensão dos fatores que contribuem para a melhora na qualidade de vida do idoso portador de transtorno mental e situação de vulnerabilidade.
- ItemInterfaces entre saúde mental e educação a partir da análise de normativas(2017) SIMÕES, Samantha Hanna Seabra Castilho; FOLHA, Débora Ribeiro da Silva CamposO presente estudo objetivou compreender interfaces entre os campos da Saúde Mental e da Educação a partir das Normativas brasileiras. Assim, foi realizado um levantamento dos principais documentos para as duas áreas, no qual se optou pela pesquisa documental, analisando o conteúdo de leis, decretos, portarias, resoluções e documentos internacionais. Os resultados estão divididos em três sessões: “Qual o espaço da Educação em normativas de Saúde Mental?”, “Qual o espaço da Saúde Mental em normativas de Educação?” e “Quais possíveis interfaces entre as Políticas de Saúde Mental e Educação na perspectiva da Terapia Ocupacional?”. Estes resultados apontaram para a existência de poucas interseções das áreas de Saúde Mental e de Educação. No primeiro campo, observa-se que a interface se dá principalmente em ações de Educação em Saúde. Já no segundo campo, visualiza-se um olhar inexpressivo quanto à perspectiva da inserção social da pessoa em sofrimento psíquico de modo explícito, pois o conteúdo das normativas referentes à Educação Inclusiva comtemplam claramente apenas as pessoas com deficiência. Essa pesquisa propõe reflexões referentes à importância de se investir nesta interface, tanto no aspecto legislativo, quanto executivo. Ressalta-se também a relevância de estimular os aspectos ocupacionais (habilidades, desempenho e áreas) das pessoas em sofrimento psíquico, visto que o engajamento ocupacional propicia melhora na socialização, equilíbrio emocional e no bem estar global.
- ItemNovos mapeamentos: a percepção de residentes em saúde mental sobre a RAPS no município de Belém/PA(2021) OLIVEIRA, Lílian Vaughan Lima de; OLIVEIRA, Ingrid Bergma da SilvaEste artigo investigou qual a percepção de residentes do Programa de Residência em Atenção à Saúde Mental da Universidade do Estado do Pará - UEPA sobre a Rede de Atenção Psicossocial - RAPS, visto o privilégio destes profissionais em educação continuada de transitar pelos diversos níveis de atenção. Os participantes foram os residentes que já contemplaram todos os locais ofertados pela residência no território da RAPS do município de Belém/PA, aqueles concluintes desde 2017 até os que completaram o rodízio nos dispositivos da Rede até março de 2020, onde puderam relatar com completude a sua vivência e as implicações do olhar ampliado da RAPS em sua formação. Foi realizado um estudo qualitativo, sendo realizadas entrevistas semi-dirigidas, organizados os dados segundo a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo - DSC e analisados sob o viés da Sociologia Fenomenológica de Alfred Schutz. Os resultados apontaram para a grande relevância da Residência na formação dos profissionais, diante do conhecimento de forma mais abrangente da RAPS, fornecendo a eles uma visão crítica sobre a vivência na Rede, sendo possível apresentar medidas para frouxar os "nós" que podem ser encontrados nas rotinas estabelecidas, melhorando desta forma o fluxo de atendimento e os serviços ofertados.