Residência Multiprofissional
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Residência Multiprofissional por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 50
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRelação entre dislipidemias e padrão alimentar de pacientes cardíacos em um hospital de referência em Belém-PA(2016) PITHAN, Maysa Rodrigues; GUTERRES, Aldair da SilvaA dislipidemia é definida como uma alteração dos níveis de lipídeos, considerada como um dos principais determinantes da ocorrência de doenças cardiovasculares, dentre elas a aterosclerose, resultando de alterações no estilo de vida com diminuição de atividades físicas e alterações nos hábitos alimentares. Considerando a incidência de eventos cardíacos, buscou se identificar o perfil lipídico e o padrão alimentar de pacientes cardiopatas. Realizou-se um estudo transversal prospectivo descritivo, com portadores de doença arterial crônica em acompanhamento ambulatorial, exames de lipídeos sanguíneos atuais, através de amostragem por conveniência. Aplicou-se o Questionário de Frequência Alimentar e o formulário sociodemográfico. Os dados foram avaliados a partir de análise exploratória, médias, desvio padrão e percentuais. Utilizou-se o teste t Student, qui-quadrado de Person e Exato de Fisher através do software Bioestatic® 5.0. Realizado após aprovação pelo parecer nº1232942/2015. A amostra foi predominantemente do sexo masculino (70%), sem acompanhamento nutricional (93,33%), não etilistas (83,33%), praticantes de atividade física (53,33%), ex tabagistas (70%), valores de colesterol total (83,33%), LDL (100%) e HDL (53,33%) normais e valores elevados de triglicerídeos (53,33%). Quanto ao padrão alimentar, observou-se o alto consumo de carboidratos e proteínas e baixo consumo de frutas, hortaliças, leguminosas, açúcares e alimentos da Região Norte, com exceção ao açaí, farinha de mandioca e cupuaçu. Concluiu-se a necessidade de reforço na implementação de estratégias voltadas a orientação nutricional e ressalta-se a importância da atuação conjunta da equipe multiprofissional na prevenção e tratamento dos pacientes cardiopatas.
- ItemA prática de cuidado institucional às crianças cardiopatas internadas em um hospital de referência em cardiologia(2016) SANTOS, Helen Marcele Carvalho dos; MACIEL, Carlos Alberto BatistaIntrodução: Este estudo faz uma análise e discussão sobre a prática de cuidado institucional às crianças com diagnóstico de malformação cardíaca congênita internadas no período de março a julho de 2015 na Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, localizada na cidade de Belém/PA. Objetivos: Este estudo teve como objetivo identificar e analisar as práticas de cuidado institucional às crianças cardiopatas internadas na Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna. Casuística e Métodos: Utilizou-se neste estudo o método qualitativo de pesquisa, do tipo Exploratória com aplicação de entrevista semiestruturada. Foram entrevistados oito acompanhantes de oito crianças internadas na instituição em razão de cardiopatia congênita em situação de pré-operatório cardíaco, pós-operatório cardíaco e em tratamento medicamentoso sem indicação de procedimento interventivo no período citado. Resultados: A pesquisa apontou para as lacunas presentes na prática de cuidado desempenhada pela instituição às crianças internadas em virtude de cardiopatia congênita, sejam estas pelas condições de infraestrutura insatisfatórias, carência de recursos materiais e humanos, identificadas por meio dos relatos dos acompanhantes. Conclusão: A falta de infraestrutura hospitalar foi o aspecto mais citado como fator para o descuidado institucional. Assim, há a necessidade de uma reestruturação no ambiente das enfermarias da clínica, perpassando pela substituição de móveis, bem como adequação da infraestrutura arquitetônica em prol da acessibilidade, considerando a condição clínica dos pacientes em virtude da patologia.
- ItemDiálise peritoneal domiciliar: vivências do familiar cuidador(2016) LIMA, Anny Karoline Duarte Leão; NASCIMENTO, Marcia Helena MachadoEste estudo objetivou desvelar a vivência de familiares cuidadores do doente renal crônico e as interfaces na realização da diálise peritoneal domiciliar. Pesquisa de natureza qualitativa, a qual foi desenvolvida no período de Maio a Julho de 2015 em um Hospital Público da cidade de Belém-Pará. A entrevista semiestruturada foi realizada com 07 familiares de pacientes que participam do programa de diálise peritoneal neste Hospital. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo categorial-temática. Da análise do conteúdo emergiram três categorias: Orientações para realizar a terapia no domicilio; Interface entre cuidar do doente renal crônico e realização de diálise e Vivência de familiares cuidadores de doente renal na realização de diálise no domicílio. Conclui-se que os familiares cuidadores são fundamentais na prestação dos cuidados devendo ser acolhidos pela equipe.
- ItemAvaliação do desenvolvimento motor de crianças com cardiopatia congênita em um ambulatório de referência(2016) LEAL, Laís Sena; SILVA, Rafael Luiz Morais daFundamentos: A cardiopatia congênita é definida como uma anormalidade na estrutura ou na função cardiovascular que pode estar presente ao nascer. Crianças com cardiopatia congênita têm maior risco de apresentarem atraso no desenvolvimento, portanto devem estar inseridas em programas de vigilância e avaliação para identificação destes riscos e intervenção precoce. Objetivo: Verificar a coexistência entre alterações no desenvolvimento de habilidades motoras e cardiopatias congênitas presentes em crianças acompanhadas no ambulatório da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, em Belém-PA. Métodos: Utilizou-se uma abordagem quantitativa, onde foram selecionadas e avaliadas 30 crianças por meio da Escala do Desenvolvimento Motor. Resultados: As características motoras avaliadas encontravam-se significativamente abaixo do nível normal médio (p-valor <0.05*). Diante da amostra avaliada, três aspectos do desenvolvimento motor revelaram importante risco ao desenvolvimento: Esquema corporal, organização espacial e organização temporal. Conclusão: Constatou-se a coexistência entre alterações no desenvolvimento de alguns aspectos motores e a cardiopatia congênita, assim torna-se imprescindível a avaliação do desenvolvimento motor desde a primeira infância, considerando as interferências do diagnóstico clínico e a necessidade do acompanhamento para vigilância do desenvolvimento e possíveis intervenções precoces.
- ItemQualidade de vida dos trabalhadores de Enfermagem: um estudo na clínica psiquiátrica de um hospital público de referência em Belém/Pará(2016) MOURÃO, Karollyne Quaresma; DUARTE, Maria Selma Carvalho FrotaO presente artigo traz como tema a qualidade de vida, a qual vem sendo alvo de vários estudos nos mais diversos campos, porém percebe-se que ainda há um baixo quantitativo quanto a estudos envolvendo esta temática com os trabalhadores de enfermagem da Clínica Psiquiátrica, a qual apresenta uma grande sobrecarga de trabalho e que lida diariamente com o sofrimento psíquico, fatores que podem intervir negativamente ao bem-estar destes, e consequentemente à assistência de enfermagem prestada, daí a relevância deste estudo. O principal objetivo do estudo foi Investigar a qualidade de vida dos enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na psiquiatria de um hospital público que é referência em Psiquiatria no Estado do Pará segundo os domínios do Questionário de qualidades de Vida (QV) SF-36. Os resultados deste estudo demonstraram que a maioria dos trabalhadores de enfermagem, atuantes na Clínica Psiquiátrica, obtiveram pontuações acima de 50, resultando numa boa qualidade de vida, segundo os 8 domínios presentes no questionário sobre qualidade de vida SF-36. Com isso faz-se necessária a adoção de alternativas que mantenham ou até mesmo aumentem a qualidade de vida destes profissionais a fim de possibilitar uma possível melhora da assistência de enfermagem prestada.
- ItemFormação de subjetividade nas relações institucionais: percepção e sentimentos das pessoas em sofrimento psíquico(2016) DEL CASTILLO, Luciana Silva; LINS, Cristina Bastos AlvesA pesquisa buscou compreender que modos de subjetivação são produzidos nas relações institucionais com pessoas internadas em um hospital geral de atenção à crise psiquiátrica. Para isto usou método do estudo de caso. Foram realizados 07 grupos, com total de 30 participantes, com os achados dos grupos criou-se relatos que foram analisados, discutidos fazendo surgir ideias e hipóteses com base no referencial teórico estudado. Destacou-se 04 categorias de análises: A crise; Sou portador de um transtorno mental; O que é ser normal e Que tratamento é este. Concluiu-se que assistência psiquiátrica produz pessoas submetidas à norma da razão e da verdade psiquiátrica.
- ItemQualidade de vida de pacientes em tratamento hemodialítico: intervenção da Terapia Ocupacional(2016) PONTES, Lívia Mello; PINTO, Sônia Cláudia AlmeidaA doença renal crônica e a hemodiálise trazem ao paciente uma série de limitações, que surgem em decorrência das diversas perdas que circundam o paciente renal desde seu diagnóstico, afetando sua qualidade de vida. O estudo objetivou descrever os efeitos na qualidade de vida, após a intervenção terapêutica ocupacional com pacientes em hemodiálise em um setor de terapia renal substitutiva em Belém/PA. O estudo é de tipo observacional, transversal, descritivo, analítico, tipo série de casos. Aplicou-se o protocolo de avaliação da qualidade de vida WHOQOL-Bref com 15 participantes, que divide a qualidade de vida em quatro domínios, o físico, o ambiental, o psicológico e o social. Após as intervenções reaplicou-se o protocolo. Foi feita analise bioestatística no software BioEstat versão 5.3. Como resultado observou-se aumento na auto avaliação da qualidade de vida de 7,2% no domínio ambiental, de 12,8% no social, de 10,1% no psicológico e de 12,5 no físico, destacando melhoras significativas em todos os domínios da qualidade de vida, demonstrando a importância da abordagem do Terapeuta ocupacional junto ao paciente em tratamento hemodialitico.
- ItemSentimentos e significados associados à alteração na imagem corporal de pacientes em hemodiálise(2016) SANTOS, Renan Oswaldo Macêdo; PAMPOLHA, Simone dos Santos AbraãoEste estudo teve como objetivo desvelar as repercussões emocionais decorrentes das alterações corporais em pacientes renais crônicos submetidos à hemodiálise ambulatorial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevistada semiestruturada. Participaram deste estudo seis indivíduos que realizavam hemodiálise em dois serviços especializados neste tratamento em Belém do Pará. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo, da qual surgiram três categorias: “Sentimentos relacionados à mudança na imagem corporal”, “A identidade de renal crônico”, “O luto do corpo saudável”. Destaca-se o sofrimento psíquico vivenciado por essas pessoas diante das mudanças físicas advindas da doença e do tratamento, repercutindo na adoção do status de doente renal crônico. Além disso, os colaboradores revelaram o processo de luto pela perda do corpo saudável e desejado. O estudo apontou para a importância da equipe interdisciplinar na assistência integral prestada a essa população.
- ItemDiálise peritoneal e políticas públicas: a visão dos profissionais de uma equipe multidisciplinar em um setor de diálise peritoneal(2016) COSTA, Tatiane Marcielle Amaral; PACHECO, Alessandra GenúEste trabalho foi construído por meio da experiência com pacientes renais crônicos em hemodiálise. O objetivo foi analisar quais os fatores técnicos e intersetoriais, podem interferir na mudança da hemodiálise para a diálise peritoneal. Utilizou-se a metodologia da pesquisa qualitativa. Entrevistamos 04 profissionais através de entrevistas semiestruturadas e com análise de conteúdo baseada em Bardin. Concluiu-se que, os fatores técnicos e intersetoriais implicam diretamente na dificuldade em mudar para a modalidade da diálise peritoneal.
- ItemA dificuldade de adesão ao tratamento psiquiátrico: uma análise sob o olhar da Terapia Ocupacional(2016) NASCIMENTO, Mayara Santiago Silva; MACIEL, Marly LobatoINTRODUÇÃO: A Reforma Psiquiátrica possibilitou a reestruturação de vários serviços em saúde mental, porém seu objetivo principal de reinserção do indivíduo em sofrimento psíquico na sociedade ainda esbarra em várias estigmas e dificuldades. Entre elas, a dificuldade em adesão ao tratamento psiquiátrico, os quais reforçam as internações e reinternações psiquiátricas. OBJETIVOS: A presente pesquisa objetivou analisar os fatores que dificultam a adesão ao tratamento psiquiátrico, assim como favorecer a discussão sobre o tratamento psiquiátrico oferecido aos indivíduos em sofrimento psíquico. METODOLOGIA: Foi utilizada a abordagem qualitativa, de campo, utilizando como método de análise de dados a fenomenologia. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados mostram que fatores como os estigmas relacionados a doença mental, falta de suporte social e participação da família no tratamento, assim como as dificuldades ocupacionais interferem na adesão ao tratamento psiquiátrico. Mas, que sobretudo, antigas práticas de saúde ainda manicomiais prejudicam o progresso do tratamento. CONCLUSÃO: É necessário a mudança desse modelo de tratamento psiquiátrico, hospitalocêntrico, que visa a institucionalização do doente mental e que em nada contribui para a sua reinserção social. Destaca-se nesse sentido, o papel do terapeuta ocupacional como um profissional que contribui para o resgate da cidadania, autonomia e participação social desses indivíduos em intenso sofrimento psíquico.
- ItemRepercussões imediatas da mobilização precoce em pacientes cardiopatas críticos durante a hemodiálise(2016) SALGADO, Fádia Cristina Medeiros; BARROZO, Amanda FariaObjetivo: Avaliar as repercussões imediatas decorrentes da aplicação de um protocolo de mobilização precoce em pacientes críticos cardiopatas durante a hemodiálise. Métodos: 22 pacientes cardiopatas críticos internados em Unidade de Terapia Intensiva, de ambos os gêneros, foram submetidos a um protocolo de mobilização precoce durante a hemodiálise. As variáveis analisadas foram: frequência cardíaca, pressão arterial média, saturação periférica de oxigênio e frequência respiratória antes do protocolo, aos 5 minutos, ao término e após e 5 minutos da intervenção. Resultados: a idade média dos pacientes foi de 66 anos, com diagnósticos de insuficiência renal crônica e aguda e infarto agudo do miocárdio e insuficiência cardíaca como principais cardiopatias. O tempo de internação médio foi de 17 dias, com média de 2,77 horas de diálise. As médias de todas as variáveis foram iguais para os quatro momentos de avaliação, não existindo diferenças significativas entre as mesmas nos diferentes momentos de coleta de dados Conclusão: O protocolo de mobilização precoce deste estudo não foi capaz de alterar de forma significativa e imediata as variáveis frequência cardíaca, pressão arterial média, saturação periférica de oxigênio e frequência respiratória dos pacientes cardiopatas críticos. A partir disso, conclui-se que a mobilização precoce, quando realizada com cautela, é segura durante a hemodiálise.
- ItemA implantação do protocolo de cirurgia segura em um hospital público de referência cardiológica(2016) CASCAIS, Jéssica Cardoso; ALENCAR, Mônica Florice AlbuquerqueINTRODUÇÃO: Os sistemas de saúde devem avançar no desenvolvimento de serviços que prestem uma atenção integral de qualidade. OBJETIVO GERAL: Conhecer a experiência de implantação do protocolo de cirurgia segura em um Hospital Público de Referência Cardiológica. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Examinar o conhecimento das equipes assistenciais em relação ao protocolo de cirurgia segura; Descrever fatores que interferem na adesão ao protocolo de cirurgia segura; Averiguar a percepção das equipes assistenciais quanto a correlação entre a implantação do protocolo de cirurgia segura e a melhoria da qualidade da assistência ao paciente. METODOLOGIA: Pesquisa tipo exploratório-descritiva; método clínico-qualitativo, sendo o período entre março a abril de 2015. DISCUSSÃO: Foram agrupados os motivos apontados pelos entrevistados: Resistência a mudanças; Questões operacionais; Cultura de segurança/ educação continuada. CONCLUSÃO: O comprometimento e o envolvimento da equipe são essenciais para a melhoria da qualidade e segurança para os pacientes e para a equipe.
- ItemConhecimento e adesão ao tratamento de insuficiência cardíaca: análise de pacientes em hospital de ensino(2016) COSTA, Janaína Silva da; VILHENA, Andrezza Ozela deObjetivou-se identificar a relação entre o conhecimento sobre a doença e a adesão ao tratamento, a partir da caracterização sociodemográfica e clínica além da avaliação do autoconhecimento acerca da doença e nível de adesão. É um estudo do tipo relato de experiência sendo utilizada a pesquisa quantitativa de natureza exploratória e descritiva. Do total dos 14 pacientes, a maioria do sexo masculino, com faixa etária de adultos jovens, com baixa renda e baixo nível de escolaridade, casados. O nível de conhecimento sobre IC foi regular, os não aderentes apresentaram maior quantidade de acertos e apenas uma questão sobre conhecimento da doença apresentou associação significativa com a adesão terapêutica. Pode-se concluir que é preciso estabelecer mecanismos que possam subsidiar programas que estimulem a promoção e prevenção de IC, além de incorporar à população o autocuidado e qualidade de vida.
- ItemPercepções e sentimentos de adultos jovens portadores de insuficiência cardíaca sobre o processo de adoecimento(2016) SANTOS, Marina Cunha; REIS, José de Arimatéia RodriguesIntrodução: A Insuficiência Cardíaca (IC) é uma síndrome em que o coração é incapaz de bombear sangue e suprir adequadamente os diversos órgãos e sistemas corpóreos, e tem como sintomas principais fadiga, edemas e dispneia. Objetivos: Compreender como adultos jovens com insuficiência cardíaca entendem seu próprio adoecimento, além de buscar identificar os aspectos da sua subjetividade, como sentimentos, mudanças e perspectivas no processo de adoecimento. Materiais e Métodos: Estudo qualitativo com utilização da Análise de Conteúdo de Bardin (1991) para discussão dos resultados. Participaram da pesquisa 04 (quatro) pacientes que realizavam tratamento ambulatorial em um hospital público de referência em cardiologia. O instrumento de coleta dos dados foi a entrevista semi-estruturada. Resultados: A partir da análise dos dados, foram identificadas três categorias principais: 1) Limitações impostas pela doença; 2) Sentimentos envolvidos no adoecimento; e 3) Perspectivas quanto ao futuro. Observou-se que os participantes lidam com muitas mudanças e diversas limitações em várias áreas de suas vidas, o que também contribui para dificuldades no processo de aceitação da doença. Apresentam sofrimento psíquico, ansiedade, insegurança, angústia, medos e até mesmo sintomas depressivos. Porém, foi possível observar que mesmo com os percalços e o sofrimento psíquico, os participantes demonstraram um enfrentamento de sua condição crônica, mediante planejamentos e perspectivas de vida, as quais podem ser consideradas positivas, como o desejo de concluir ou retomar projetos pessoais. Conclusão: Os achados possibilitam observar a importância da educação em saúde e de equipes multidisciplinares no cuidado aos usuários, possibilitando melhor conhecimento sobre sua condição clínica, melhorando a adesão ao tratamento e viabilizando melhor manejo das questões subjetivas pelos profissionais que lidam diretamente com tais usuários, como o psicólogo e outros, contribuindo com as equipes multidisciplinares para a instrumentalização no adequado direcionamento às ações de cuidado.
- ItemA intervenção do assistente social frente ao desafio da garantia ao direito à saúde aos pacientes idosos cardiopatas(2017) SANTOS, Andra de Nazareth Navarro dos; BEZERRA, Andreia de SouzaEste artigo discute a intervenção do assistente social junto a pacientes idosos diagnosticados com cardiopatia. As reflexões apresentadas resultam de uma pesquisa qualitativa realizada com assistentes sociais durante a vigência do curso de residência multiprofissional em saúde ofertado pela Universidade do Estado do Pará. A pesquisa em tela objetivou descrever o processo de trabalho do assistente social no que se refere a garantia do direito à saúde a estes pacientes. Os resultados mostram a especificidade da intervenção do assistente com usuários idosos. Bem como, as principais demandas apresentadas a estes profissionais no trabalho com este público. E por último, elucidou os principais desafios enfrentados por estes profissionais nos espaços sócio ocupacionais de saúde cardiovascular.
- ItemComparação entre curvas de crescimento para o diagnóstico nutricional em crianças com Síndrome de Down portadoras de cardiopatia congênita(2017) ALCANTARA, Luciana Santos de; PINHO, PriscilaObjetivo: Comparar duas curvas de crescimento para o diagnóstico de baixo peso e baixa estatura em crianças com síndrome de Down portadoras de cardiopatia congênita. Métodos: Estudo descritivo e retrospectivo, com 37 crianças portadoras de síndrome de Down e cardiopatia congênita, com idades de 0 a 8 anos 11 meses e 29 dias, atendidas em um hospital de referência em cardiologia no período de janeiro de 2013 a março de 2016. A coleta de dados foi realizada de junho a setembro de 2016. Para avaliar o estado nutricional foram utilizadas duas curvas de crescimento específicas para portadores de SD, sendo uma brasileira e outra americana. A análise estatística foi realizada por meio do Software Bioestat 5.0, sendo empregado o teste Qui-quadrado e a curva ROC. Resultados: Em relação ao peso para idade, verificou-se percentual de eutrofia de 64,86% e 70,27% segundo a classificação das curvas brasileira e americana respectivamente. Em relação à estatura para idade o percentual de eutrofia foi de 78,38% e 83,78% segundo as curvas de brasileira e americana, respectivamente. Não houve diferença significativa entre as curvas, confirmada através do p-valor de (0.2855) e (0,5475), segundo os índices peso e estatura para idade. Ao serem testadas a sensibilidade e especificidade verificou-se que ambos apresentaram a mesma sensibilidade e especificidade, independente do critério utilizado. Conclusões: Não foi constatada diferença estatisticamente significativa entre as duas curvas de crescimento específica para avaliar o estado nutricional de crianças com SD.
- ItemSofrimento psíquico de mães de crianças com insuficiência renal crônica(2017) FIGUEIREDO, Ítala Suzane da Silva; COSTA, Niamey Granhen Brandão daIntrodução: A insuficiência renal crônica na infância causa uma série de comprometimentos no desenvolvimento da criança, que são permeados pelas mudanças de hábitos alimentares, processos invasivos e recorrentes hospitalizações, fatores estes que acabam gerando sofrimento psíquico naquele que oferece os cuidados primordiais a criança, a mãe. Objetivo: analisar a vivencia de mães/cuidadoras de crianças com insuficiência renal crônica, seus anseios, medos, fantasias e expectativas frente ao tratamento de hemodiálise e a possibilidade de transplante renal. Materiais e Métodos: Estudo qualitativo descritivo, tendo como metodologia para analise de dados a análise de conteúdo proposta por Bardin. A pesquisa foi composta por seis mães/cuidadoras de crianças com insuficiência renal crônica, com faixa etária entre 31 e 43 anos. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada. Resultados: Os resultados apontam que as mães/cuidadoras de crianças com IRC, vivenciam sentimentos de tristeza, medo, privações, perdas, e desespero frente a nova realidade que lhes é imposta, o processo de cronicidade da criança. Conclusão: constatou-se que por se tratar de uma doença crônica, há uma especificidade no que diz respeito a ser mãe/cuidadora de criança com IRC. No decorrer desta experiência surge uma serie de consequências para estas mães, que podem ser físicas, psíquicas, emocionais ou familiares, acarretando sofrimento psíquico intenso no sujeito. Sendo assim é de suma importância que os profissionais da saúde, possam ter um olhar diferenciando a essa população.
- ItemInfluência da estimulação elétrica funcional sobre o estresse oxidativo em indivíduos submetidos à cirurgia cardíaca(2017) SILVA, Thayana Leitão da; ROCHA, Rodrigo Santiago BarbosaObjetivo: Investigar a influência da estimulação elétrica funcional (FES) sobre o estresse oxidativo (EO) em pacientes submetidos a revascularização do miocárdio e/ou à troca valvular. Materiais e métodos: 15 voluntários randomizados, no grupo controle (GC) que realizou protocolo de reabilitação cardíaca do próprio hospital e no grupo intervenção (GI) acrescido a aplicação da FES. O EO foi analisado no pré operatório, no primeiro dia de pós operatório e no quinto pós operatório. Uma gota de sangue foi coleta junto a uma lâmina de microscopia e sua avaliação foi realizada através do programa OxyScanner. Foi adotada significância de 5%. Teste de Shapiro-Wilk foi utilizado para análise da normalidade dos dados. T de Student foi utilizado para as comparações das amostras intergrupos. Para as comparações intragrupo, utilizou-se o ANOVA de um critério, com post hoc de Tukey. A possível influência do treinamento foi testada utilizando uma medida do efeito para comparar o GI com o GC, através do método Cohen’s d pooled. Resultados: Houve diferença significativa (p<0,05) no GC (1PO: grau V;5PO: grau IV), assim como no GI (1PO: grau IV; 5PO: grau III), indicando que tanto a terapia convencional como a terapia com a FES podem contribuir para a diminuição do EO. Comparado o 5PO, houve diferença significativa (p<0,05) entre o GC (34,22±2,54) e o GI (20,02±9,70), sugerindo que aqueles que realizaram a terapia com a FES apresentaram menor EO do que os que não a utilizaram. Conclusões: A FES pode reduzir o EO no pós operatório de cirurgia cardíaca.
- ItemAvaliação das repercussões clínicas da técnica de aceleração de fluxo expiratório em recém-nascidos(2017) MOURÃO, Marina Moura; CHAVES, Danielle Maria de SouzaA aceleração de fluxo expiratório é uma das técnicas de higiene brônquica utilizada em recém-nascidos intubados. Esta pesquisa verificou as repercussões clínicas da técnica de aceleração de fluxo expiratório lento e aspiração traqueal em recém-nascidos sob ventilação mecânica invasiva. Foram estudados 12 recém-nascidos divididos no grupo dos recém-nascidos pré-termo e grupo dos recém-nascidos cardiopatas. A pressão arterial sistêmica, frequência respiratória, frequência cardíaca, nível de desconforto respiratório e saturação periférica de oxigênio foram coletados em quatro momentos: antes do atendimento (1ªAV), imediatamente após (2ªAV), cinco minutos após (3ªAV) e 15 minutos após o atendimento fisioterapêutico (4ªAV). Os dados foram analisados estatisticamente, com nível de significância fixado em p<0,05. Dos participantes da pesquisa 66,67% eram do sexo feminino no grupo dos cardiopatas e 66,67% eram do sexo masculino no grupo dos prematuros. O valor médio de saturação periférica de oxigênio aumentou nas avaliações em ambos os grupos. A pressão arterial média oscilou também em ambos os grupos. A frequência cardíaca no grupo dos cardiopatas na 4ªAV encontrou-se menor que a 1ªAV e no grupo dos prematuros estava maior na 4ªAV ao comparar com a 1ªAV. As alterações ocorridas antes e após o atendimento fisioterapêutico nas variáveis hemodinâmicas e sinais de desconforto respiratório antes, durante e após o atendimento continuaram dentro da faixa de normalidade preconizada como fisiológica pela literatura. Isto demonstra que a técnica de AFEL não trouxe instabilidade clínica e hemodinâmica e, também não foram observados outros efeitos deletérios aos pacientes estudados.
- ItemTriagem de risco nutricional e antropometria em pacientes cardiopatas internados em um hospital de referência em Belém-PA(2017) ESPÍRITO SANTO, Rita de Cássia Favacho do; SATO, Ana Lúcia de AraújoFundamentos: As doenças cardiovasculares (DCV) são doenças com grande demanda proteico energética, podendo levar à deterioração do estado nutricional. Objetivo: Aplicar a triagem de risco nutricional NRS 2002 e realizar a antropometria de pacientes cardiopatas internados em um hospital de referência em cardiologia. Métodos: Estudo clínico-transversal e descritivo, com 51 portadores de doença cardiovascular de diversas etnias, adultos e idosos. Foram coletados dados de sexo e ciclo de vida, aspectos clínicos, doenças associadas, dados socioeconômicos, hábitos de vida e antropometria; para avaliar risco nutricional foi aplicada a Triagem de Risco Nutricional NRS 2002. Resultados: O diagnóstico nutricional a partir do índice de massa corpórea (IMC), tanto em adultos quanto em idosos, demonstrou eutrofia na maior parte, respectivamente, a triagem de risco nutricional NRS 2002 demonstrou que a maioria estava em eutrofia, a maioria dos indivíduos não apresentou perda ponderal recente (PPR), por fim, houve correlação positiva e significativa entre as seguintes variáveis: IMC com NRS 2002 (p-valor <0.0001) e IMC com PPR (p-valor = 0.0015*). Conclusões: Os resultados serviram para reafirmar a importância da triagem de risco nutricional dentro do ambiente hospitalar, podendo ser recomendada como um instrumento sensível para caracterizar o estado de eutrofia e desnutrição dos pacientes. Além disso, é indispensável o acompanhamento nutricional, promovendo a recuperação do estado nutricional, há melhora no prognóstico, diminuição do tempo de internação e dos altos custos hospitalares.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »