Análise dos níveis séricos de hormônios tireoidianos de cardiopatas pediátricos que passaram por cirurgia cardíaca em hospital da Região Norte

Resumo
Fundamento: estudo retrospectivo com análise de prontuários de pacientes pediátricos com cardiopatia congênita submetidos à cirurgia cardíaca na Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FPEHCGV), no Estado do Pará, no período de novembro de 2023 a fevereiro de 2024, visando investigar os efeitos da cirurgia, com e sem o uso de circulação extracorpórea (CEC), nos níveis de hormônios tireoidianos (T3, T4 e TSH). Objetivos: analisar variações nos níveis hormonais antes e depois de cirurgia cardíaca, considerando o uso de CEC, bem como considerar a relação entre esses níveis, as características demográficas e as complicações pós-operatórias apresentadas. Métodos: pesquisa de prontuários eletrônicos de pacientes pediátricos com cardiopatia congênita; coleta de dados pré, trans e pós-operatórios, incluindo os níveis séricos de hormônios tireoidianos; e a promoção de análise estatística descritiva e inferencial. Resultados: após análise de 31 prontuários, a maioria dos pacientes (83,87%) foi submetida a CEC, apresentando variações significativas nos níveis de TSH, T3 e T4 com tendência de diminuição nos níveis de TSH pós-cirurgia. No entanto, não foram encontradas diferenças relevantes entre os grupos com ou sem CEC (p > 0,05). Conclusões: a cirurgia cardíaca em pacientes pediátricos com cardiopatia congênita, pode influenciar nos níveis de hormônios tireoidianos, sem alteridade expressiva entre os grupos com e sem CEC. Esses achados destacam a complexidade das respostas hormonais nesse contexto e a necessidade de mais pesquisas para compreendê-las totalmente.
Descrição
Palavras-chave
Hormônios tireóideos; Cardiopatias/cirurgia; Pediatria.
Citação
HABER, Aranda Nazaré Costa de Almeida. Análise dos níveis séricos de hormônios tireoidianos de cardiopatas pediátricos que passaram por cirurgia cardíaca em hospital da Região Norte. Artigo Científico (Programa de Pós-Graduação e Residência Médica em Cardiologia Pediátrica) – Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna. Belém, 2024.