Emergência psiquiátrica: percepções da equipe de Enfermagem quanto ao serviço ofertado a usuários de álcool e outras drogas

Resumo
Este estudo teve como objetivo conhecer as percepções da equipe de enfermagem de uma Emergência Psiquiátrica (EP) acerca do serviço ofertado a usuários de álcool e outras drogas; identificar suas características profissionais e formativas; e descrever como se dá o manejo da equipe frente a essa clientela. O estudo é exploratório, descritivo e de abordagem qualitativa, desenvolvido com a equipe de enfermagem da EP da Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FPEHCGV). Os profissionais que desempenham atividades no serviço de EP, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, estão no serviço há anos, a equipe é composta majoritariamente por mulheres. Os enfermeiros possuem uma base formativa na área de saúde mental e psiquiatria, ao contrário dos demais membros da equipe, apesar da oferta de cursos relacionados à área de saúde mental pelo hospital, percebeu-se que os profissionais enfermeiros e técnicos e auxiliares de enfermagem tem interesse na participação, mas devido horários incompatíveis, tornam-se inviáveis em muitas vezes. Em sua maioria, os profissionais entendem a importância de um serviço de EP e da rede de assistência à usuários de álcool e outras drogas. Os profissionais deparam-se diariamente com o sentimento de medo por características encontradas nesta população como agressividade, manipulação, ansiedade, discurso ameaçador, porém, mostram-se dispostos à atendê-los sem discriminação.
Descrição
Palavras-chave
Saúde mental; Emergência psiquiátrica; Enfermagem.
Citação
MACEDO, Angélica Rocha de. Emergência psiquiátrica: percepções da equipe de Enfermagem quanto ao serviço ofertado a usuários de álcool e outras drogas. Monografia (Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde Mental) – Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna; Universidade do Estado do Pará. Belém, 2017.
Coleções