Saúde Mental
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Saúde Mental por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 27
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA construção do caso clínico no acompanhamento de usuários psicóticos na atenção à saúde mental(2023) SILVA, Lilian Lameira; REIS, José de ArimatéiaEste trabalho apresenta o percurso da aplicação do método da construção do caso clínico ao cuidado em saúde mental a pacientes psicóticos em uma clínica psiquiátrica no âmbito do sistema único de saúde (SUS). Considerado os campos teóricos e práticos que compõem o campo da atenção à saúde mental, orientada pela lógica de cuidado da reforma psiquiátrica, é por meio da narrativa dos casos clínicos que são demonstrados os caminhos e descaminhos dos atores envolvidos no cuidado a usuários psicóticos com os sintomas e com sua inserção no laço social.
- ItemA dificuldade de adesão ao tratamento psiquiátrico: uma análise sob o olhar da Terapia Ocupacional(2016) NASCIMENTO, Mayara Santiago Silva; MACIEL, Marly LobatoINTRODUÇÃO: A Reforma Psiquiátrica possibilitou a reestruturação de vários serviços em saúde mental, porém seu objetivo principal de reinserção do indivíduo em sofrimento psíquico na sociedade ainda esbarra em várias estigmas e dificuldades. Entre elas, a dificuldade em adesão ao tratamento psiquiátrico, os quais reforçam as internações e reinternações psiquiátricas. OBJETIVOS: A presente pesquisa objetivou analisar os fatores que dificultam a adesão ao tratamento psiquiátrico, assim como favorecer a discussão sobre o tratamento psiquiátrico oferecido aos indivíduos em sofrimento psíquico. METODOLOGIA: Foi utilizada a abordagem qualitativa, de campo, utilizando como método de análise de dados a fenomenologia. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados mostram que fatores como os estigmas relacionados a doença mental, falta de suporte social e participação da família no tratamento, assim como as dificuldades ocupacionais interferem na adesão ao tratamento psiquiátrico. Mas, que sobretudo, antigas práticas de saúde ainda manicomiais prejudicam o progresso do tratamento. CONCLUSÃO: É necessário a mudança desse modelo de tratamento psiquiátrico, hospitalocêntrico, que visa a institucionalização do doente mental e que em nada contribui para a sua reinserção social. Destaca-se nesse sentido, o papel do terapeuta ocupacional como um profissional que contribui para o resgate da cidadania, autonomia e participação social desses indivíduos em intenso sofrimento psíquico.
- ItemA relação entre cognição e funcionalidade de pacientes psiquiátricos internados no setor de internação breve (SIB)(2024) MACÊDO, Danielle da Costa; RODRIGUES, Karoline Vitória SilvaA cognição é responsável pelo processamento de diversos estímulos captados, e abrange funções relacionadas a concentração, atenção, funções executivas, memória e linguagem, cujas capacidades são necessárias para realização de atividades cotidianas e para se ter uma vida mais funcional. Já a funcionalidade se define como a capacidade de desempenhar as atividades ocupacionais de maneira independente e autônoma, utilizando de habilidades físicas e mentais. Na perspectiva dos transtornos mentais, esses dois aspectos podem ser afetados de maneira significativa, a depender do grau de agudicidade e/ou cronicidade. Considerando essa relação para um desempenho funcional satisfatório, esse estudo teve como objetivo analisar a correlação das possíveis perdas de funções cognitivas e funcionalidade de pacientes psiquiátricos internados no Setor de Internação Breve (SIB). A pesquisa configurou-se como quantitativa, correlacional transversal, realizada dentro do Setor de Internação Breve (SIB) de um hospital referência em Belém/PA. Para isso, foi realizada entrevista semiestruturada para coleta de dados sociodemográficos, avaliação das funções cognitivas com Mini Exame do Estado Mental (MEEM) e da funcionalidade com a Medida de Independência Funcional (MIF). Os resultados demonstram nível de significância estatisticamente significativo, apontando uma correlação positiva forte entre ambas, indicando que quanto maior o déficit cognitivo, maior o comprometimento funcional, confirmando o que a literatura já traz de concreto a respeito dos transtornos mentais associados aos déficits cognitivos e alteração na funcionalidade. Conclui- se então que um quantitativo relevante de pacientes avaliados e diagnosticados com transtorno mental possuem déficit cognitivo considerável, o que consequentemente influencia em sua funcionalidade.
- ItemA utilização da música enquanto recurso terapêutico ocupacional no resgate de vivências cotidianas de pessoas em sofrimento psíquico durante internação hospitalar(2023) TRINDADE, Paôla Crislayne Sampaio; SILVA, Marcio José Andrade daAnteriormente à Reforma Psiquiátrica, pessoas que convivam com transtorno mental eram afastadas do convívio em sociedade e levavam uma vida administrada em hospícios. Com a reformulação da assistência através de lutas de movimentos sociais, esse cuidado passou a ser conduzido a partir de novas perspectivas territoriais e humanizadas. É nesse cenário que a música surge então como um possível caminho para promover a reinserção psicossocial. O presente trabalho pretende favorecer a compreensão sobre o resgate de vivências cotidianas através da utilização da música enquanto recurso terapêutico ocupacional junto a pessoas em sofrimento psíquico no Setor de Internação Breve (SIB) do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, em Belém-Pará. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter exploratório, realizado durante o mês de abril de 2023, a partir de grupos fechados e com análise de conteúdo das transcrições. Envolveu 8 participantes, sendo 4 homens e 4 mulheres, com diferentes diagnósticos e foi realizada ao longo de 8 encontros na sala de TO. A partir da análise dos discursos surgiram as unidades temáticas: impactos da música, lembranças através da música e potencial terapêutico da música. O terapeuta ocupacional destacou-se como o profissional ideal para facilitar a condução e suporte deste sujeito no cotidiano do seu tratamento, respeitando e valorizando seus aspectos socioculturais e promovendo o engajamento em ocupações e atividades significativas. Evidenciou-se com a pesquisa que os sujeitos demonstraram identificação com as atividades que envolvem a música, resgataram lembranças afetivas de pessoas e lugares fora do ambiente de internação, além de reconhecerem seu potencial terapêutico.
- ItemAuto estigma e transtorno mental em mulheres: qualidade de vida e estratégias de enfrentamento(2024) SOUZA, Helena Carollyne da Silva; MONTEIRO, João Bosco
- ItemAvaliação da cultura de segurança do paciente na perspectiva da equipe de enfermagem em unidade de terapia intensiva(2018) TAVARES, Adrielle Cristine Ferreira de Brito; JÚNIOR, Jair Reginaldo Cardoso de Cardoso; SILVA, Camila do Socorro de Oliveira Moreira da; AGUIAR, Viviane Ferraz Ferreira deTem-se como objetivo geral avaliar e cultura de segurança do paciente na perspectiva da equipe de enfermagem em Unidades de Terapia Intensiva de um Hospital Estadual de Referência em Cardiologia, Nefrologia e Psiquiatria da Região Metropolitana de Belém, no estado do Pará e objetivos específicos caracterizar os aspectos pessoais e profissionais da equipe de enfermagem das unidades de terapia intensiva, identificar as dimensões da cultura de segurança do paciente pelos profissionais de enfermagem das unidades de terapia intensiva e correlacionar a cultura de segurança do paciente com três aspectos das atitudes de segurança dos profissionais da equipe de enfermagem da unidade de terapia intensiva referente a segurança no atendimento prestado ao paciente no setor, comunicação efetiva e quando há problemas com o profissional da equipe da unidade /setor são conduzidos de forma construtiva, ou seja, de forma positiva. Pesquisa de natureza descritiva, abordagem quantitativa. Foi desenvolvida com 94 profissionais da Equipe de Enfermagem, das cinco Unidades de Terapia Intensiva do referido Hospital Estadual de Referência, com dados coletados no período de 21 de março a 30 de abril de 2018. Com três instrumentos, um formulário sobre os aspectos pessoais e profissionais da equipe de enfermagem das Unidades de Terapia Intensiva; Questionário de Adaptação Transcultural (ATC) do Hospital Survey on Pacient Safety Culture (HSOPSC) e um formulário com três perguntas baseado no questionário de Adaptação Transcultural (ATC) do Safety Attitudes Questionnaire (SAQ). A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética do Hospital de Referência com parecer 2.540.220. Realizou-se análise descritiva e inferencial dos dados e obtivemos os resultados onde e idade variou de 24 a 52 anos, a maioria sexo feminino, solteiras, não tem outro vínculo empregatício, atuam na profissão em média 12 anos, os profissionais em média 9.5 anos trabalhando na instituição. As dimensões da cultura de segurança do paciente do hospital foram classificadas como Regular e correlação da cultura de segurança do paciente com os aspectos das atitudes de segurança dos profissionais não se teve relevância nas perguntas dicotômicas estatisticamente. O estudo permitiu evidenciar que a cultura de segurança do paciente ainda apresenta uma fragilidade, e, portanto, deve ser mais discutida.
- ItemDeterminantes à (não) continuidade do tratamento de usuários de urgência psiquiátrica em saúde mental: um estudo em hospital de referência em Belém/PA(2024) SENA, Thais Fernanda Matos; MEDEIROS, Thaize de SousaO presente artigo aborda acerca dos determinantes à não continuidade do tratamento de usuários de urgência psiquiátrica em saúde mental. Para tanto, é necessário compreender as dificuldades e desafios que implicam na não aceitação da doença da mente e na não continuidade do tratamento psiquiátrico. O objetivo deste trabalho é analisar os determinantes que implicam à (não) continuidade do tratamento de usuários do Setor de Internação Breve (SIB) de uma urgência e emergência psiquiátrica, em Belém/PA. Para tanto, a pesquisa orientou-se pela teoria social marxista, pautada pela pesquisa de nível exploratório e abordagem qualitativa e seu delineamento constituiu-se pela pesquisa bibliográfica e de campo. Os resultados apontados demonstraram fatores sociais, econômicos, falta de acesso a políticas públicas no território e sobrecarga por parte das famílias. Neste sentido, os profissionais que atuam na emergência psiquiátrica também ponderaram acerca dos limites e possibilidades que enfrentam em suas áreas de atuações, voltadas para o atendimento ao usuário e familiar. Deste modo, foi observado que diversos determinantes influenciam para a não continuidade no tratamento em saúde mental, sendo visto que as políticas públicas e sociais influenciam diretamente na rede de atenção à saúde mental.
- ItemEducação física e saúde mental: a vivência do cuidado por práticas corporais no CAPS(2021) LIMA, Marcos Paulo Costa; TORRES NETO, João BentoEsta pesquisa surgiu a partir do rodízio no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) oferecido pelo Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde Mental, através da Universidade Estadual do Pará (UEPA) vinculada à Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV). Este, visa relatar a experiência de um professor de educação física residente em saúde mental, na condução e/ou coparticipação em grupos terapêuticos corporais em um CAPS referência em Belém/Pa. Objetivando compreender e analisar o papel do professor a frente dos grupos terapêuticos, destacando sua relevância no processo de cuidado dos usuários. Classificada como pesquisa qualitativa, utilizando diário de campo como ferramenta. Descritiva, quanto aos objetivos. O método seguiu intervenções semanais, durante três meses, totalizando 10 encontros de duas horas cada, em um grupo semiaberto já existente. A coleta realizou-se antes, durante e após os encontros. Após, pôde-se perceber com clareza o entendimento processual das práticas como parcela do tratamento por parte dos usuários, entretanto, ainda encontram dificuldades. Necessita-se intermediar incentivando a autonomia do usuário, buscando o melhor tratamento para si. O encontro entre educação física e saúde mental possibilita atentar para interesses e necessidades das pessoas, muitas vezes não privilegiadas quando se pensa em pesquisa ou intervenções direcionadas à saúde.
- ItemEfeitos do treinamento de força sobre a capacidade física e funcional de pacientes com esquizofrenia(2023) ALVES, Wilson Mateus Gomes da Costa; CHAVES, Lígia Gizely dos SantosIntrodução: A esquizofrenia é uma doença mental grave caracterizada por sintomas psiquiátricos que são responsáveis por um sério comprometimento funcional, interferindo ou limitando substancialmente nas principais atividades da vida diária das pessoas com esquizofrenia. Objetivos: investigar os efeitos do treinamento de força (TF) sobre a força de preensão manual, flexibilidade, capacidade funcional e aeróbica de pacientes com esquizofrenia. Métodos: realizamos um ensaio clínico com 19 pacientes diagnosticados com esquizofrenia. Eles foram submetidos ao TF apenas com o exercício levantamento terra 2 vezes por semana durante 5 semanas. Foi avaliado a força de preensão manual, a capacidade aeróbica, a locomoção pela casa, o desempenho em sentar e levantar da cadeira e a flexibilidade. Resultados: aumentou de forma significativa a força de preensão manual (p valorlado direito = .02; p valorlado esquerdo = .01), a agilidade de locomoção (p valor = .01) e o desempenho dos membros inferiores (p valor = .004) de pacientes com esquizofrenia. Entretanto, a intervenção não produziu melhora significante nas variáreis de capacidade aeróbica e flexibilidade. Conclusão: O TF deve ser pode ser empregado como terapia adjuvante no tratamento de pessoas com esquizofrenia para restaurar a autonomia.
- ItemEfeitos do treinamento resistido nos sinais neurológicos suaves e na cognição de indivíduos internados com esquizofrenia(2022) NASCIMENTO, Everton Vinícius Souza do; CHAVES, Lígia Gizelly dos SantosUma das doenças mentais mais graves e debilitantes é a esquizofrenia que se manifesta por sintomas positivos, negativos, cognitivos, bem como com os sinais neurológicos suaves (SNS), o conjunto desses sintomas são responsáveis por limitar a atuação e a sociabilidade desses indivíduos. O objetivo dessa pesquisa foi verificar os efeitos do treinamento resistido (TR) sobre os sinais neurológicos suaves e sobre a cognição em indivíduos com esquizofrenia. Foi realizada uma pesquisa quase-experimental do tipo One-Groups Pretest-Posttest Design com inicialmente 19 indivíduos diagnosticados com esquizofrenia internados, que foram submetidos ao TR, utilizando apenas o exercício “levantamento terra” 2 vezes por semana durante 5 semanas. Foi utilizado testes da Escala Motora Breve (EMB) para observar os sinais neurológicos suaves e a Bateria Breve de Rastreio Cognitivo (BBRC) para pontuar a cognição. Com uma amostra final de 04 indivíduos foi observada uma tendência de melhora e/ou manutenção da pontuação da BBRC e manutenção da EMB, da nomeação, identificação e reconhecimento. Sugerimos que, por produzir uma tendência de melhora em funções que são altamente preditivas de incapacidade na esquizofrenia (SNS, Sociabilidade, Cognitivos), mesmo com apenas um exercício LT, recomendamos que mais estudos com o TR sejam realizados com amostras maiores e caso comprovada sua eficácia seja inserido como terapia adjuvante no tratamento de indivíduos com esquizofrenia sob orientação e supervisão de um professor de educação física nos níveis primário, secundário e terciário do Sistema único de Saúde (SUS).
- ItemEstudo da relação da mulher idosa como cuidadora familiar do paciente em sofrimento psíquico(2022) ROCHA, Regiane de Nazare de Sousa; PONTES, Andrea MelloEste artigo tem por objetivo refletir acerca das condições/implicações do cuidado realizado pela mulher idosa, familiar e cuidadora principal da pessoa em sofrimento psíquico. A metodologia utilizada foi abordagem qualitativa, com realização de pesquisa de campo, durante a qual foram obtidas 05 entrevistas semiestruturadas. Enquanto resultado, foi possível identificar a responsabilização da mulher enquanto principal cuidadora, e a renúncia como implicação nesse percurso de cuidado longevo. Essa perspectiva se caracteriza pelo papel social atribuído às mulheres, além da precarização das Políticas Públicas, o que reflete no acesso aos serviços públicos e ao atendimento na rede de atenção à Saúde Mental.
- ItemFormação de subjetividade nas relações institucionais: percepção e sentimentos das pessoas em sofrimento psíquico(2016) DEL CASTILLO, Luciana Silva; LINS, Cristina Bastos AlvesA pesquisa buscou compreender que modos de subjetivação são produzidos nas relações institucionais com pessoas internadas em um hospital geral de atenção à crise psiquiátrica. Para isto usou método do estudo de caso. Foram realizados 07 grupos, com total de 30 participantes, com os achados dos grupos criou-se relatos que foram analisados, discutidos fazendo surgir ideias e hipóteses com base no referencial teórico estudado. Destacou-se 04 categorias de análises: A crise; Sou portador de um transtorno mental; O que é ser normal e Que tratamento é este. Concluiu-se que assistência psiquiátrica produz pessoas submetidas à norma da razão e da verdade psiquiátrica.
- ItemIntervenção psicossocial com pacientes em situação de vulnerabilidade social: pesquisa-ação sobre a aplicação do método das “ancoragens do sujeito” na atenção aos pacientes de uma clínica psiquiátrica pública(2025) CARDOSO, Rubens Díodoro Ferreira; LINS, Cristina Alves BastosEste artigo tem como objetivo descrever a aplicação de uma intervenção psicossocial orientada pelos aportes teóricos e clínicos da psicanálise, e baseada no método das "ancoragens do sujeito", com pacientes internados em clínica psiquiátrica de um hospital geral público, de modo a avaliar os limites e potencialidades dessa proposta no processo de elaboração do Projeto Terapêutico Singular (PTS) e consequente desinternação de pacientes em situação de vulnerabilidade social. Trata-se de pesquisa qualitativa na qual fora adotada a metodologia da pesquisa-ação, abordagem participativa e colaborativa que visa a transformação social e melhoria das práticas, envolvendo tanto os pesquisadores quanto os participantes em um processo conjunto de investigação e ação. A pesquisa ocorreu no Setor de Internação Breve (SIB) da clínica psiquiátrica do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, principal instituição de atenção terciária a saúde que atende, em regime de portas abertas, casos de urgência psiquiátricas no estado do Pará e referência na região norte. Os participantes contemplados por esta pesquisa foram 2 pacientes internados e familiares, sujeitos e instituições que compunham sua rede de apoio. Foram utilizadas, na coleta de dados, entrevistas semiestruturadas, observação direta, leitura de prontuários e diário de campo. Os resultados desta pesquisa fornecem valiosos insights sobre a importância de valorizar a experiência subjetiva do paciente no processo de construção de estratégias de cuidado, demonstrando a eficácia e relevância de uma intervenção psicossocial adaptada às urgências e territórios psíquicos e sociais dos pacientes.
- Item‘Não nos matem’: violências cotidianas, saúde mental e os entrelaços com a terapia ocupacional(2022) SILVA, Marcília Andrade da; MACIEL, Marly Lobato; SILVA, Márcio José Andrade daO presente trabalho pretende trazer reflexões sobre o fenômeno das violências e suas repercussões na saúde mental de indivíduos adultos-idosos, e as possíveis intersecções com a Terapia Ocupacional nesse contexto. A pesquisa baseou-se em um olhar qualitativo-exploratório e foi realizada no Setor de Internação Breve (SIB) da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna em Belém- PA, no ano de 2022, por meio do uso de questionário e entrevista semiestruturada baseadas nos estudos de Dale. Nesse sentido, buscou-se por meio das análises das vivências dos participantes, compreender os impactos da violência em suas rotinas e as repercussões na saúde mental dos sujeitos. Dessa forma, foi possível construir interpretações acerca da temática e suas tensões no processo de sofrimento psíquico, territórios e saúde em consonância com o cotidiano, a partir da perspectiva histórico-social e terapêutica ocupacional. Concluiu-se que, a reeducação do olhar para o cuidado ampliado e humanizado é essencial para a superação das adversidades, enfretamento, acolhimento das dores e ‘cicatrizes’, sejam elas físicas ou emocionais.
- ItemO efeito de uma única sessão de exercício físico sobre o humor de pacientes com transtornos mentais graves internados em uma clínica psiquiátrica(2023) OLIVEIRA, Elisa Regina Pereira; CHAVES, Lígia Gizely dos SantosEstudos tem considerado o exercício físico como uma opção terapêutica disponível e eficaz no tratamento dos transtornos mentais, recomenda-se o exercício físico como maneira não farmacológica para a prevenção e tratamento de transtornos psiquiátricos. Objetivo: Investigar os efeitos de uma única sessão de treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) no estado de humor de adultos com transtornos mentais graves internados em uma clínica psiquiátrica de um Hospital de Referência. Materiais e Métodos: Realizado um ensaio clínico não controlado. Amostra 27 adultos de ambos os gêneros, com esquizofrenia ou transtorno afetivo bipolar. Utilizando uma bicicleta ergométrica vertical. Foi realizado um aquecimento prévio de 5 minutos à 55-60% da Frequência cardíaca máxima, realizadas 5 séries de 20 segundos de esforço com o máximo de empenho, descanso ativo com intensidade leve, no próprio ergômetro, aplicado a escala de humor de Brums, antes e após a intervenção, para mensurar o estado de humor dos pacientes. Resultados: Uma única sessão de Hiit, foi suficiente para gerar resultados positivos no estado de humor, imediatamente após o exercício. Após análise aos domínios da escala de Brums, tensão e confusão mental houve uma redução significativa de - 60% (p=0,005) e -34% (p=0,046), respectivamente, depressão, fadiga e raiva também reduziram. No vigor, notamos um aumento significativo de 21% (p<0,001). Considerações finais: Uma sessão de exercício físico, apresenta potencial efeito benéfico no estado de humor de pacientes com transtorno mental grave internados em clínica. Possibilitando melhor aderência ao tratamento e reduzindo o período de internação.
- ItemPerfil epidemiológico de crianças e adolescentes com ocorrência de ideação e tentativa de suicídio, atendidos em uma emergência psiquiátrica de um hospital geral no município de Belém-Pa(2021) COELHO, Evelym Cristina da Silva; DUARTE, Maria Selma Carvalho FrotaObjetivo: Identificar o perfil epidemiológico de crianças e adolescentes com ideação e tentativa de suicídio atendidos em uma emergência psiquiátrica de um Hospital Geral no Município de Belém-pa. Métodos: Trata-se de um estudo epidemiológico observacional descritivo transversal, com análise quantitativa, documental retrospectivo, a partir de dados secundários. O estudo foi realizado na Fundação Pública Estadual Hospital de Clinicas Gaspar Vianna (FPHCGV), localizado no município de Belém do Pará, referência em Psiquiatria. Cardiologia e Nefrologia. Foram incluídos no estudo os prontuários de crianças e adolescentes dentro da faixa etária de até 18 anos de idade, atendidos no serviço de emergência psiquiátrica da FPHCGV no período de 2014 a 2019, com diagnóstico de admissão referente a ideação e tentativa de suicídio. Os dados foram organizados e tabulados no programa Microsoft Windows Excel 2010. E também, optou-se por uma análise descritiva das seguida pela aplicação do teste qui-quadrado, com objetivo de avaliar se as diferenças entre as proporções observadas eram estatisticamente significativas (valor de p 0.05).Resultados: Foram atendidos no serviço de emergência psiquiátrica da FPEHCGV, 176 casos de ideação e tentativas de suicídio em crianças e adolescentes, com idade entre 10 e 18 anos, sendo do sexo feminino e respectivamente 88 (50%) do sexo masculino. Quanto a ocorrência de ideação e tentativa de suicídio, a maior prevalência se deu por tentativas de suicídio (88 %). Quanto à tentativa de suicídio relacionado ao método e sexo, o homem apresentou formas mais letais, em relação a distribuição dos pacientes com presença de transtorno mental associado, a maior prevalência foi para Psicose não-orgânica não especificada seguido do Episódios depressivos (18.7%). Considerações finais: Validamos a relevância do tema e referendamos a Sua a comunidade cientifica para respaldar posteriores pesquisas, bem como, doravante, que seja feito o dos resultados ao setor pesquisado. Assim. ao término desse estudo, que em hipótese alguma pressupõe exaurimento do tema, há muito que ser explorado e vivido profissionalmente.
- ItemPerspectivas interprofissionais de território na atenção à saúde mental: um estudo na alta complexidade(2022) PIMENTEL, Jaqueline do Nascimento Cruz; SILVA, Andrea Ferreira Lima daEste estudo objetiva discutir sobre as perspectivas e abordagens de território na atenção à saúde mental por parte de profissionais do Setor de Internação Breve de uma Emergência Psiquiátrica no estado do Pará, caracterizada como atenção hospitalar. Como metodologia, utilizou-se o método crítico dialético de abordagem quanti-qualitativa, onde utilizou-se o levantamento bibliográfico e pesquisa de campo com entrevistas semiestruturadas com 13 profissionais de diferentes categorias. Dentre os resultados obtidos, identificaram-se perspectivas de território alinhadas com conceitos de família, rede psicossocial e cultura como elementos basilares na saúde mental. Além disso, a concepções de território nas narrativas acionaram apenas um dispositivo da rede de atenção psicossocial, onde identificaram-se lacunas quanto ao conhecimento ampliado dos serviços desta rede.
- ItemPossibilidades para o cuidado terapêutico ocupacional a pessoas institucionalizadas em razão do sofrimento psíquico crônico: em busca de ocupações significativas(2019) SANDRES, Louise Cristhinne Marçal; CASTRO, Gisely Gabrieli AvelarEste estudo trata-se de uma investigação a respeito das formas de cuidado desprendidas a pessoa em sofrimento psíquico crônico no ambiente hospitalar. O terapeuta ocupacional é um profissional que pode contribuir para nutrir essa rede de cuidado, atuar na busca por engajamento em ocupações significativas. Objetivo: Compreender quais as possíveis contribuições de terapeutas ocupacionais para promoção do cuidado e da qualidade de vida de pessoas com quadros psiquiátricos crônicos por meio de ocupações significativas. Método: Pesquisa de caráter cartográfico realizada no Setor de Internação Breve (SIB) da Clínica Psiquiátrica de um Hospital Público de Referência em Belém. Dela participou 1 usuário, com diagnóstico de sofrimento psíquico crônico, de gênero feminino, 27 anos de idade. Os instrumentos de pesquisa envolveram análise de documentos, diálogo sobre o histórico ocupacional, observação participante e um diário de bordo. Analisei os dados a partir da exploração de gravações em áudios, anotações e fotos, e análise do lugar ocupado pela participante em seu cotidiano. Resultados: Nossos 10 encontros foram permeados por algumas questões principais: relações familiares, relacionamentos afetivos, religiosidade, entre outras. Ficou ratificado a importância de valorizar os pequenos contatos no desenvolvimento do cuidado em saúde mental, reconhecendo que esse processo é uma construção envolvida em atitudes contínuas que proporcionam o bem-estar e afetações. Conclusão: Pude concluir que é essencial nos despirmos de formas de assistência engessadas para entender as reais necessidades das pessoas em sofrimento psíquico crônico e compreender outras formas de cuidado no campo da saúde mental em Terapia Ocupacional.
- ItemQualidade de vida dos trabalhadores de Enfermagem: um estudo na clínica psiquiátrica de um hospital público de referência em Belém/Pará(2016) MOURÃO, Karollyne Quaresma; DUARTE, Maria Selma Carvalho FrotaO presente artigo traz como tema a qualidade de vida, a qual vem sendo alvo de vários estudos nos mais diversos campos, porém percebe-se que ainda há um baixo quantitativo quanto a estudos envolvendo esta temática com os trabalhadores de enfermagem da Clínica Psiquiátrica, a qual apresenta uma grande sobrecarga de trabalho e que lida diariamente com o sofrimento psíquico, fatores que podem intervir negativamente ao bem-estar destes, e consequentemente à assistência de enfermagem prestada, daí a relevância deste estudo. O principal objetivo do estudo foi Investigar a qualidade de vida dos enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na psiquiatria de um hospital público que é referência em Psiquiatria no Estado do Pará segundo os domínios do Questionário de qualidades de Vida (QV) SF-36. Os resultados deste estudo demonstraram que a maioria dos trabalhadores de enfermagem, atuantes na Clínica Psiquiátrica, obtiveram pontuações acima de 50, resultando numa boa qualidade de vida, segundo os 8 domínios presentes no questionário sobre qualidade de vida SF-36. Com isso faz-se necessária a adoção de alternativas que mantenham ou até mesmo aumentem a qualidade de vida destes profissionais a fim de possibilitar uma possível melhora da assistência de enfermagem prestada.
- ItemRede de atenção psicossocial e intersetorialidade no processo de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica acompanhadas pelo centro de referência especializado de assistência social Manoel Pignatário - Belém/PA(2021) SANTOS, Roosyelma Priscilla Neves dos; TORRES, Rosiane de SouzaEste estudo tem como objetivo destacar a importância do desenvolvimento de ações intersetoriais entre a rede de atenção psicossocial e a rede socioassistencial. no atendimento às mulheres em situação de violência doméstica. O estudo foi realizado através de pesquisas bibliográficas e documentais em prontuários, revistas, relatórios, artigos, dissertações, teses, livros e documentos oficiais, além da pesquisa de campo, no qual privilegiou as narrativas de 03 (três) usuárias que estavam vivenciando situação de violência doméstica e sendo acompanhadas no Centro de Referência de Assistência Social Manoel Pignatário - Belém/PA, que deram "voz" as análises a partir de entrevistas baseadas em um roteiro semiestruturado. Nesse sentido, esperamos que os resultados do presente estudo possam fortalecer a entre as politicas de saúde mental e de assistência social no enfrentamento às situações trazidas no cotidiano de atendimento à estas mulheres.