Serviço Social
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Serviço Social por Título
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEstudo da relação da mulher idosa como cuidadora familiar do paciente em sofrimento psíquico(2022) ROCHA, Regiane de Nazare de Sousa; PONTES, Andrea MelloEste artigo tem por objetivo refletir acerca das condições/implicações do cuidado realizado pela mulher idosa, familiar e cuidadora principal da pessoa em sofrimento psíquico. A metodologia utilizada foi abordagem qualitativa, com realização de pesquisa de campo, durante a qual foram obtidas 05 entrevistas semiestruturadas. Enquanto resultado, foi possível identificar a responsabilização da mulher enquanto principal cuidadora, e a renúncia como implicação nesse percurso de cuidado longevo. Essa perspectiva se caracteriza pelo papel social atribuído às mulheres, além da precarização das Políticas Públicas, o que reflete no acesso aos serviços públicos e ao atendimento na rede de atenção à Saúde Mental.
- ItemPerspectivas interprofissionais de território na atenção à saúde mental: um estudo na alta complexidade(2022) PIMENTEL, Jaqueline do Nascimento Cruz; SILVA, Andrea Ferreira Lima daEste estudo objetiva discutir sobre as perspectivas e abordagens de território na atenção à saúde mental por parte de profissionais do Setor de Internação Breve de uma Emergência Psiquiátrica no estado do Pará, caracterizada como atenção hospitalar. Como metodologia, utilizou-se o método crítico dialético de abordagem quanti-qualitativa, onde utilizou-se o levantamento bibliográfico e pesquisa de campo com entrevistas semiestruturadas com 13 profissionais de diferentes categorias. Dentre os resultados obtidos, identificaram-se perspectivas de território alinhadas com conceitos de família, rede psicossocial e cultura como elementos basilares na saúde mental. Além disso, a concepções de território nas narrativas acionaram apenas um dispositivo da rede de atenção psicossocial, onde identificaram-se lacunas quanto ao conhecimento ampliado dos serviços desta rede.
- ItemRede de atenção psicossocial e intersetorialidade no processo de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica acompanhadas pelo centro de referência especializado de assistência social Manoel Pignatário - Belém/PA(2021) SANTOS, Roosyelma Priscilla Neves dos; TORRES, Rosiane de SouzaEste estudo tem como objetivo destacar a importância do desenvolvimento de ações intersetoriais entre a rede de atenção psicossocial e a rede socioassistencial. no atendimento às mulheres em situação de violência doméstica. O estudo foi realizado através de pesquisas bibliográficas e documentais em prontuários, revistas, relatórios, artigos, dissertações, teses, livros e documentos oficiais, além da pesquisa de campo, no qual privilegiou as narrativas de 03 (três) usuárias que estavam vivenciando situação de violência doméstica e sendo acompanhadas no Centro de Referência de Assistência Social Manoel Pignatário - Belém/PA, que deram "voz" as análises a partir de entrevistas baseadas em um roteiro semiestruturado. Nesse sentido, esperamos que os resultados do presente estudo possam fortalecer a entre as politicas de saúde mental e de assistência social no enfrentamento às situações trazidas no cotidiano de atendimento à estas mulheres.