Artigos Científicos
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Artigos Científicos por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA educação física no âmbito do tratamento em saúde mental: um esforço coletivo e integrado(2014) MELO, Lígia Gizely dos Santos Chaves; OLIVEIRA, Kleber Roberto da Silva Gonçalves de; VASCONCELOS-RAPOSO, JoséEste artigo analisa a Educação Física no processo de tratamento de doenças mentais, identificando as contribuições dessa prática profissional às terapias em saúde mental. Discute-se nesse estudo o papel da Educação Física enquanto atividade terapêutica auxiliar na diminuição da sintomatologia dessas doenças em função da aplicação de atividades físicas identificada em diversos estudos. Concluiu-se que a integração da Educação Física como ciência auxiliar à Psiquiatria tem se constituído um esforço interdisciplinar nos tratamentos de pacientes em sofrimento mental.
- ItemPrática e inserção do psicólogo em instituições hospitalares no Brasil: revisão da literatura(2016) REIS, José de Arimatéia Rodrigues; MACHADO, Melissa de Almeida Rodrigues; FERRARI, SolimarEncontra-se neste texto uma revisão crítica de literatura sobre a prática do psicólogo em hospitais no Brasil. Fez-se um mapeamento de artigos indexados na área de Psicologia, publicados em português em periódicos nacionais e internacionais entre 2009 e 2013, com autoria de psicólogos brasileiros. Foram encontrados dezesseis (16) artigos, divididos em três (03) categorias: I) Reflexões e estudos teórico-críticos. II) Pesquisas com profissionais psicólogos. III) Relatos de experiência e/ou sistematizações da prática hospitalar. Os resultados apontam uma área promissora de atuação do psicólogo não vista em outros países e em franca evolução, pela qualidade das publicações. Na abordagem dos temas em psicologia hospitalar, transparecem a renovação profissional em curso, com modelos mais dinâmicos unindo-se ao tradicional atendimento em leito no hospital, necessidades de ajustes da formação acadêmica na graduação e a exigência de sistematização das práticas psicológicas voltadas à atenção integral à saúde e à humanização do cuidado.
- ItemA clínica do trabalho e o desvelamento do traumático no trabalho bombeiro militar: fragmentos de um caso clínico(2017) BRITO, José Mário Barbosa de; OLIVEIRA, Kleber Roberto da Silva Gonçalves de; OLIVEIRA, Paulo de Tarso Ribeiro; PIMENTEL, Adelma do Socorro GonçalvesA psicodinâmica como pertencente ao âmbito das clínicas do trabalho consideram que há uma dialética entre prazer e sofrimento psíquico no trabalho, que requer ao pesquisador compreender a dinâmica intersubjetiva que marca as relações de homens e mulheres com a organização do trabalho. Com base em tal princípio, o presente trabalho refletiu sobre alguns aspectos da organização do trabalho de um bombeiro militar que provocam vivências de sofrimento psíquico. O estudo de caso e a escuta clínica baseados nos aportes da psicodinâmica do trabalho foram suportes do método usado para fazer desvelar os sentidos do trabalho para o trabalhador bombeiro militar. Os principais resultados estão relacionados a uma situação real de desamparo e traumática e o medo da morte diante dos riscos profissionais na divisão que atuava.
- ItemQualidade de vida de pacientes em tratamento hemodialítico: intervenção da terapia ocupacional(2017) PINTO, Sônia Claudia Almeida; PONTES, Lívia MelloA doença renal crônica e a hemodiálise trazem ao paciente limitações, que afetam a qualidade de vida. O estudo objetivou descrever os resultados na qualidade de vida, após a intervenção terapêutica ocupacional com pacientes em hemodiálise em um setor de terapia renal substitutiva em Belém/PA e categorizar as atividades do programa de terapia ocupacional. O estudo é de tipo observacional, transversal, descritivo, analítico, tipo série de casos. Aplicou-se para avaliação da qualidade de vida o WHOQOL-Bref com 15 participantes e para guiar o plano terapêutico individual aplicou-se a lista de Identificação de Papéis Ocupacionais. O primeiro instrumento mensura a qualidade de vida em quatro domínios, o físico, o ambiental, o psicológico e o social. O segundo instrumento avalia o desempenho dos papéis ocupacionais ao longo do tempo. O WHOQOL-bref foi aplicado ao início e após as intervenções. Foi feita analise bioestatística por meio do software BioEstat versão 5.3. Como resultado observou-se aumento na auto avaliação da qualidade de vida de 7,2% no domínio ambiental, de 12,8% no social, de 10,1% no psicológico e de 12,5 no físico, destacando melhoras significativas em todos os domínios, demonstrando a importância da abordagem do Terapeuta ocupacional junto ao paciente em tratamento hemodialítico.
- ItemSentimentos de mulheres em sofrimento psíquico grave acerca de suas vivências sexuais(2018) PAES, Mayra da Silva; LINS, Cristina Bastos AlvesConhecer os sentimentos relacionados à vivência da sexualidade em mulheres no processo de sofrimento psíquico grave. Procedimentos: Foram realizados grupos de rodas de conversas, e seus resultados foram analisados levando-se em consideração o discurso emergente nas falas das mulheres por meio dos significados que as participantes e/ou pesquisadora atribuíram aos fatos. Conclusões: As formas de subjetivação acerca da sexualidade interferem no modo como as mulheres participantes do estudo a vivenciam, provocando os mais diversos sentimentos contraditórios.
- ItemCorrelation between neck circumference and anthropometric indices in students(2020) PIRES FILHO, Júlio Alves; MELO, Ligia Gizely dos Santos ChavesO presente trabalho teve como objetivo analisar correlação entre a circunferência do pescoço, índice de massa corporal (IMC), circunferência da cintura e percentagem de gordura de crianças matriculadas no ensino fundamental de uma escola em Belém/PA, Brasil. Metodologia aplicada na pesquisa é de cunho quantitativo, descritivo e transversal, tendo como o nível de confiança estatístico amostral de 95%. O presente estudo foi realizado com uma amostragem de 100 escolares, 56 meninos e 44 meninas, com uma faixa etária de 8 a 10 anos de idade, cursando o 4º ano do ensino fundamental, da Escola Federal de Ensino Fundamental e Médio Tenente Rêgo Barros, no período de fevereiro a março de 2019, em Belém/PA, Brasil. Seus responsáveis assinaram termos de consentimento livre esclarecido (TCLE). Para o tratamento estatístico, utilizou-se o software Bioestat 5.0, realizando Correlações de Pearson entre as circunferências do pescoço (CP) e o IMC, peso corporal (PC), percentagem de gordura (G%) e a circunferência da cintura (CC) dos escolares. Como resultados, houve uma forte correlação entre a CPe o PC (r= 0,7, p<0,0001), moderadas correlações entre CPe o IMC (r= 0,63, p<0,0001), CPe CC (r= 0,69, p<0,0001) e CP e a %G (r= 0,55, p<0,0001). Logo, observouse que a circunferência do pescoço tem possibilidade de ser um novo marcador biométrico, para avaliação do crescimento de crianças, por apresentar moderadas a altas correlações com parâmetros ratificados cientificamente, na diagnose de desnutrição ou sobrepeso de crianças e adolescentes, pelos profissionais da saúde.
- ItemOnlay versus rives-stoppa techniques in the treatment of incisional hernias(2023) ALMEIDA, Claudio Claudino AlvesIn the surgical correction of large incisional hernias, the use of a prosthesis is essential in most cases regardless of the technique chosen. The preference is for the polypropylene prosthesis. AIMS: To compare the onlay and Rives-Stoppa techniques in the correction of incisional hernias, their immediate results, complications, advantages, and disadvantages. METHODS: Two groups of patients with incisional hernias were analyzed, submitted to the onlay (19 patients) and Rives-Stoppa (17 patients) techniques, and that used polypropylene prostheses. General epidemiological variables, perioperative data variables, and postoperative complications were assessed. RESULTS: The patients’ epidemiologic profile was similar between both groups. The majority were women (58.4%), with a mean age of 65.5 years and a previous mean body mass index of 41.5 kg/m². The Rives-Stoppa technique was employed in most patients (52.7%). Those submitted to the onlay technique had longer abdominal drainage time and longer hospital stay, as well as a higher incidence of seromas and surgical wound infection. CONCLUSIONS: The incisional herniorrhaphy technique with the placement of a pre-peritoneal polypropylene mesh by the Rives-Stoppa technique was superior to the onlay due to lower rates of drain use, hospital stay, and postoperative complications.