Navegando por Autor "SOARES, Luana Louise Padilha"
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- ItemA expressividade durante a crise psicótica na emergência psiquiátrica da FHCGV: um estudo de caso através do olhar da Terapia Ocupacional(2014) SOARES, Luana Louise Padilha; MACIEL, Marly LobatoAs atividades expressivas proporcionam aos individuas com transtorno mental, inúmeras oportunidades, como a liberdade de expressão, sustentação da sua autonomia criativa, ampliação do seu conhecimento sobre o mundo adequando seu desenvolvimento emocional e social. Baseando-se nos argumentos supracitados, objetivou-se, com esta pesquisa. avaliar as contribuições das atividades expressivas para o individuo em sofrimento psíquica internado no setor de emergência psiquiátrica da FHCGV, identificar o conteúdo expressivo mais abordado pelo usuário e avaliar o Estado Mental e o Desempenho Ocupacional do usuário antes e depois da realização das atividades. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica acerca do tema, apontando as principais contribuições na literatura sobre o referido assunto e uma pesquisa de campo que consistiu em um estudo de caso, onde foram realizados doze atendimentos de Terapia Ocupacional utilizando as atividades expressivas enquanto recurso terapêutico e a realização do exame do estado mental e um protocolo de avaliação do desempenho ocupacional no sujeito da pesquisa. Verificou-se que a utilização das atividades expressivas no período de crise psicótica é pouco utilizado no Brasil por não conter esse serviço nas emergências psiquiátricas. Serviço este, essencial no período de sofrimento psíquico intenso não somente por facilitar a expressão de vivencias no verbalizadas, como também estimular a organização psíquica, a organização das AVD, as habilidades cognitivas e permitir a experimentação e o treino das habilidades psicossociais como: interesses e valores, papel dentro da sociedade e relações interpessoais. Neste sentindo a Terapia Ocupacional insere sua atuação junto a complexidade da vida do indivíduo onde a doença também a constitui, utilizando como recurso terapêutico as atividades.