Navegando por Autor "NOGUEIRA, Fernando Mendes"
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- ItemSuicídio em crianças e adolescentes: o que vem sendo publicado no Brasil?(2018) COELHO, Maitê Maués; NOGUEIRA, Fernando MendesO suicídio representa uma das principais causas de óbito no mundo, a qual vem aumentando entre os jovens, que tem se constituído no grupo de mais alto risco, sem considerar as altas taxas de subnotificação. Assim, é necessário um estudo mais aprofundado sobre o tema com o intuito de desenvolver abordagens preventivas. Objetivos: atualizar dados sobre a taxa de evolução de suicídios em crianças e adolescentes no Brasil, identificar o que vem sendo publicado em nosso país sobre o assunto e, posteriormente, correlacionar estes dois dados para a relevância do tema no meio científico. Métodos: a taxa de evolução de suicídios em crianças e adolescentes foi determinada a partir de estatísticas disponíveis no Sistema de Vigilância em Saúde DATASUS (período de 2005 a 2015); a produção científica brasileira sobre o tema foi investigada a partir de artigos disponíveis na base de dados The Scientific Electronic Library Online (SCIELO), no período de 2005 a 2015. Posteriormente, foi avaliada a existência de correlação direta, inversa ou nula entre as duas taxas encontradas (suicídios versus publicações). Resultados: houve tendência crescente da taxa de suicídio, dos 10 aos 19 anos de idade, desde 2009 no Brasil; a maioria das regiões brasileiras acompanhou evolução, exceto a Região Centro-Oeste que apresentou apenas dois períodos de elevação (2012 e 2015). Através da base de dados SCIELO, verificou-se um aumento nas publicações a respeito do tema desde 2010. Conclusão: houve correlação direta entre a taxa de publicação de estudos brasileiros sobre o tema e a taxa de evolução do evento suicídio na faixa etária citada, demonstrando a relevância que se tem dado ao problema nos últimos anos.
- ItemTranstorno de déficit de atenção e hiperatividade: um estudo em um colégio da rede privada de ensino através da Escala de Conners(2011) MORAIS, Bruno Luz; NOGUEIRA, Fernando Mendes; VENCELAU, Janey MeloO Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) tem sido objeto de inúmeras investigações no campo da psicopatologia infantil. O TDAH é, juntamente com o Transtorno Desafiador Opositivo e o Transtorno de Conduta, um dos três transtornos psiquiátricos mais comuns no dia-a-dia de profissionais que atendem crianças e adolescentes. O diagnóstico do TDAH é clínico, realizado através de entrevistas, observação clínica e avaliação cognitiva, complementadas com questionários e escalas de classificação direcionados a vários informantes, geralmente pais e professores. O objetivo do estudo foi determinar as relações existentes entre as avaliações que dão os pais e professores acerca das condutas das crianças através do questionário de Conners para pais e professores. Os alunos participantes foram selecionados de acordo com a disponibilidade da comunidade educativa. Do total de participante, 64% foram do sexo masculino, na faixa etária de 6 a 11 anos de idade (n= 7, 8, 3, 6, 6, 1) e da 1° a 5° série (n= 10, 2, 8,12, 1). Neste estudo, apesar de não terem sido observadas diferenças significativas entre as médias dos escores do fator hiperatividade nas avaliações dos professores e pais e segundo o sexo, percebe-se um tendência dos professores qualificarem mais a hiperatividade do que os pais e uma tendência dos indivíduos do sexo masculino apresentarem uma pontuação maior do fator hiperatividade do que o sexo feminino, as quais são observadas nos valores máximos das somas dos escores para os dois tipos de questionário. No entanto, são resultados limitados, estudos futuros são necessários, envolvendo uma população maior e com componente clínico.