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Navegando por Autor "AMARAL, Irmara Géssica Santos"

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    Perfil de independência no autocuidado da criança com Síndrome de Down em ambulatório de referência cardiológica na cidade de Belém
    (2018) AMARAL, Irmara Géssica Santos; AITA, Karla Maria Siqueira Coelho
    Este estudo teve como objetivo delinear o perfil de independência nas atividades de autocuidado da criança Síndrome de Down que apresente cardiopatia congênita na faixa etária de 3 a 7 anos e 6 meses e que receba acompanhamento ambulatorial em unidade de referência cardiológica na cidade de Belém. A metodologia utilizada no estudo foi a abordagem quantitativa, de natureza observacional e do tipo transversal que recorre a linguagem matemática para expor seus resultados, a fim de identificar o perfil de independência nas atividades de autocuidado da criança com Síndrome de Down (SD) e Cardiopatia Congênita (CC), a partir do Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI). Participaram da pesquisa 18 crianças, de gênero masculino e gênero feminino, com síndrome de Down e diagnóstico de cardiopatia congênita estando em acompanhamento no ambulatório de referência em cardiologia do estado (Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna - FPEHCGV), tendo idade compreendida entre 3 anos e 7 anos e 6 meses de idade. Para coleta de dados foram realizadas, junto aos pais/cuidadores, uma entrevista de informações pessoais e a parte I do PEDI referente às habilidades da criança para a as atividades de autocuidado. Através do estudo feito foi percebido que a SD é uma condição que interfere de forma determinante do desenvolvimento de habilidades necessárias para a realização independente das atividades de autocuidado e, quando é acrescido outro problema de saúde como a CC, essa criança apresentará maiores dificuldades para alcançar a independência. O estudo mostrou ainda um grande prejuízo na área de motricidade fina, o que interfere na realização de atividades como manuseio de fechos, abrir e fechar torneira, utilização de utensílios, entre outros. Em sua finalização, o estudo demonstra que o desempenho funcional nas atividades de autocuidado de crianças com SD e CC é inferior ao de crianças com desenvolvimento típico.

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